segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DE HOJE: MARCOS 5,1-20

REFLEXÃO:
O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas? Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota uma postura intimista e individualista de vivência religiosa. O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus. Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador.


FOTOS  NA COMUNIDADE SANTA CATARINA  28-01-2012





sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DE HOJE: MARCOS 4,26-34


PARA  REFLETIR:  MENSAGEM ABAIXO ENVIADA POR GEOVANO FOGAÇA


Esta manhã quando o Senhor abriu uma janela do Paraíso, me viu e perguntou:
- 'Filho meu, qual é seu maior desejo para hoje? eu respondi: '
- Senhor, por favor cuida da pessoa que está lendo esta mensagem, sua familia e seus amigos especiais. Eles merecem e eu os quero muito bem'.
O amor do Senhor é como o oceano, pode ver seu começo, porém, não seu final.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DE HOJE: LUCAS 10,1-9


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. – Palavra da salvação.

Anunciar a paz


Jesus escolhe e envia 72 discípulos num caminho de simplicidade e de paz, recomendando que peçam ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Não se vão anunciar a si mesmos, nem trabalhar por conta própria, mas preparar o caminho para que Jesus possa habitar com os homens: «Está perto de vós o reino de Deus»... E os discípulos voltam cheios de alegria!

Paz e alegria. O anúncio e o acolhimento do reino de Deus traz esta vida renovada pelo Espírito, em que o mal é vencido, e os nomes se inscrevem nos Céus, numa esperança presente e futura...

SÁBADO 28-01 TERÇO NA COMUNIDADE STA. CATARINA ÀS 19:00HS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

24 DE JANEIRO DIA DE SÃO FRANCISCO DE SALES

EVANGELHO DE HOJE: MARCOS 3,31-35

PARA NOSSA REFLEXÃO:

Pensamentos de São Francisco de Sales

“Estabelecerei a minha morada na fornalha de amor, no Coração divino, transpassado por mim; junto a essa fornalha ardente, sentirei reavivar-se, no meu interior, a chama de Amor até agora tão fria, tão sem fervor.”
“O Amor não consiste nas grandes sensações e sentimentos, mas na maior e mais firme resolução e desejo de contentar Deus em tudo”.
“Ser um bom servidor do Senhor não significa estar sempre em consolação, ficando sempre sem incomodação alguma, sem aversão ou repugnância diante do bem… significa ser caridoso para com o próximo”.
“O amor puro liga inseparavelmente os corações sem tocar os corpos. O amor perfeito para com o próximo, que corresponde a Deus, comunica-se de diversas maneiras, ajudando-o por palavras, por obras e pelo exemplo”.
“Não espere as mudanças e eventualidades desta vida com medo; antes, encare-as com a firme esperança de que, ao surgirem, Deus, de quem você é filho, o livrará delas”.
“Só confia nEle e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços.”
“Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo”.
“Pertençamos totalmente a Deus e só a Ele”.
“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.”
“Frequentemente, submeta a sua vontade à de Deus”
“O pedido mais importante que devemos fazer a Deus é a união da nossa vontade com a dEle”.
“Considerai vossos defeitos com mais dó que indignação, com mais humildade que severidade e conservai o coração cheio de um amor brando, sossegado e terno”
“As cruzes que se nos deparam em casa são mais excelentes do que as que encontramos pelas ruas, tanto mais quanto mais importunas”
“O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são as chamas de amor”
“É um erro querer medir a nossa devoção através das consolações que experimentamos. A verdadeira piedade no caminho de Deus consiste em ter uma vontade resoluta de fazer tudo que lhe agrada”
“Deus é tão digno do nosso amor quando nos consola, como quando nos faz sofrer”
“Os que procuram as mortificações voluntárias, caminham a pé sob o estandarte de Cristo. Aceitar, porém, as cruzes que Deus nos envia e pacientemente suportá-las, é andar a cavalo”
“Quanto mais nos sentimos miseráveis, tanto mais devemos confiar na misericórdia de Deus. Porque, entre a misericórdia e a miséria, há uma ligação tão grande que uma não pode se exercer sem a outra”
“Não concordo com uma pessoa que, ligada a uma obrigação ou por uma vocação, fique a desejar outro tipo de vida, fora daquele que é seu dever, os outros trabalhos que são incompatíveis com seu estado presente. Isso lhe dissipa o coração e a faz afrouxar nas suas obrigações”
“Se eu souber que em meu coração há uma só fibra que não fosse de Deus, queria logo arrancá-la”
“Nunca vos irriteis, nem mesmo abrais a porta à cólera por qualquer motivo. Se ela entrar em vós, já não poderemos expulsá-la nem dominá-la, quando quisermos”.
“A grande fidelidade a Deus se demonstra nas pequeninas coisas”.
“A alegria abre, a tristeza fecha o coração”.
“A quem Deus não basta, nada basta”.
“Nem a primeira graça, nem a última que é a perseverança, são méritos nossos. Ambos são gratuitas”.
“Só por amor é que se deve receber Jesus Cristo na Eucaristia já que só por amor ele se dá a nós”.
“Esta é a sabedoria dos santos: sofrer constantemente por Jesus Cristo, assim logo ficaremos santos”
“Como se engana a pessoa que faz consistir a santidade em outras coisas e não em amar a Deus”
“Sendo pelo ministério dos anjos que muitas vezes recebemos as inspirações de Deus, é também por meio deles que lhe devemos apresentar as nossas aspirações, não menos que por meio de santos e santas, que como Nosso Senhor disse, sendo agora semelhantes aos anjos na glória de Deus, lhe apresentam de contínuo as suas orações e desejos em nosso favor”
“O sinal que identifica os filhos de Jesus Cristo é a paz; a alegria dos filhos de Nossa Senhora é a paz”.
“Decidi-me firmemente a não desejar um coração melhor do que este que Maria quiser me dar, pois ela é a amável Mãe dos corações, a Mãe do Santo Amor, Mãe do Coração dos corações”.
“Ser-lhe-á de importância infinita fazer alguns amigos igualmente bem intencionados, nos quais você possa apoiar-se, fortalecendo-se mutuamente; é coisa muito certa que o trato com os que têm o espírito bem direito, nos serve muitíssimo para endireitar e conservar também o nosso”.
“Que encontro feliz, quando dois espíritos não se querem senão para amar melhor a Deus!”
“Seja bom como uma criança, e como sabe, as crianças não pensam em tantas coisas; têm os que pensam por elas; somente serão suficientemente fortes, se ficam com o seu pai. Faça assim mesmo e estará em paz.”
“Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo”.
“Esteja em paz, pois, e afaste todos os pensamentos de angústia”.
“Anime-se e transforme os problemas em matéria para seu progresso e maturidade”.
“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.”
“Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz.”
“Eis a regra geral da nossa obediência, escrita em letras maiúsculas: Precisa-se fazer tudo por amor e nada à força; tem que se amar mais a obediência que temer a desobediência.”
“Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade dEle com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras.”
“É o amor que dá o valor a todas as nossas obras”.
“Palavras santas são pérolas que o abismo de misericórdia nos fornece”.
“Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor e tenha paz consigo mesmo. Passará por cada tempestade com seguridade, enquanto a sua confiança se fixar em Deus.”
“Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parece vir abaixo. Se se dá conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o seu coração de volta para Ele tranqüila e simplesmente.”
“O jejum e o trabalho sacrificam e sujeitam a carne. Eu prefiro que você sofra o peso do trabalho ao do jejum.”
“Considero uma virtude maior comer sem escolher o que se lhe vier e na ordem em que é apresentado, seja do seu gosto ou não, do que escolher sempre o pior”
“Faça todas as coisas em nome de Deus e fará tudo bem. Se comer ou beber, trabalhar ou descansar, ganhará muito aos olhos de Deus, ao fazer todas essas coisas como Deus quer que se faça”.
“Aconteça o que acontecer, não desanime; segure-se firmemente em Deus, mantenha-se em paz, com confiança no seu amor eterno por você”.
“Quando cair, erga o seu coração suavemente, humilhando-se profundamente diante de Deus, reconhecendo a sua miséria… e, com muita coragem e confiança na divina misericórdia, retome a persecução da virtude que tinha abandonado.”
“Não se faz nada no mundo que não seja contradito pelos espíritos medíocres e impertinentes; e em todas as coisas, por melhores que sejam, se encontram inconveniências, quando se quer criticar”.
“Ah! Ele me amou! Repito: Ele me amou a mim. Sim, a mim mesmo, assim como sou. Ele entregou-se à Paixão por mim.”
“Quando foi que Nosso Senhor prestou o maior serviço a seu Pai? Sem dúvida, ao estar deitado sobre a árvore da cruz, tendo as mãos e os pés perfurados; essa foi a maior obra de serviço. E como serviu ao Pai? Sofrendo e oferecendo… ”
“Todos os pensamentos que nos trazem inquietações não são de Deus”.
“A verdadeira devoção nada destrói; ao contrário, tudo aperfeiçoa”.
AVISO: SÁBADO DIA 28  TERÇO NA COMUNIDADE STA. CATARINA  ÀS  19:00HS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO: (MARCOS 3,22-30)
Os adversários de Jesus diziam que ele vencia o poder do mal com o poder do próprio mal. Usando parábolas, ou comparações, Jesus mostra que a acusação carece de sentido. E afirma usando ainda uma parábola: Se eu venço o mal, isso acontece porque sou mais forte que o mal, entro em sua casa, amarro-o, e arranco dele todo o poder. Temos de escolher entre seu poder e o do mal.


 ORAÇÃO DA LUZ  (enviada pelo Claudio - vidraçaria Caucaia)
 
PAI OBRIGADO PELO DIA DE HOJE.
AO ACORDAR RECEBI UM PRESENTE,MAIS UM LINDO DIA DE VIDA,
DIA DE PAZ,AMOR E TRABALHO,PAI,PRECISO TANTO DA TUA LUZ,PARA REFLETIR O TEU
AMOR. LIVRA -ME SENHOR DAS ARMADILHAS, DA INVEJA, DO ÓDIO E DA AMBIÇÃO QUE A
LUZ DO ESPIRITO SANTO POSSA BRILHAR SOBRE MIM, EM NOME DE JESUS, AMÉM!      

VEJAM AS FOTOS ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DO TERÇO DIA 20-01 CASA DE LUCIVALDO; E DO DIA  21-01 NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO JARDIM DAS OLIVEIRAS.



















 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 DE JANEIRO DIA DO MARTIR SÃO SEBASTIÃO

QUEM FOI SÃO SEBASTIÃO?
Venerado como protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião foi um oficial romano convertido ao cristianismo e que, por sua fé, foi duplamente martirizado durante o império de Diocleciano, impie­doso perseguidor dos cristãos.
Nascido na França, no final do 3º século, mudou-se ainda pequeno com sua família para Milão, onde cresceu e foi educado sob os princípios do cristianismo. Sebastião se alistou no serviço militar de Roma e tornou-se, em pouco tempo, um dos oficiais prediletos do imperador, sendo promovido a comandante de sua guarda pessoal.
Secretamente, valendo-se de seu alto posto militar, o santo vi­sitava frequentemente os cristãos que se encontravam presos para serem levados ao Coliseu, onde seriam devorados por leões ou mortos em lutas com os gladiado­res. Aos seus irmãos na fé, levava palavras de consolo e de ânimo, falando na salvação da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo. Isso ajudava os prisioneiros a enfrentar o martírio que os aguardava.
Denunciado ao imperador Diocleciano, este o impeliu a renunciar a fé cristã. Sebastião, entretanto, diante do imperador, não negou a sua fé e, por isso, foi condenado à morte, sem direito à apelação. Diocleciano deu ordem a seus soldados para o alvejarem com flechadas e, depois, o deixa­rem sangrar até morrer – este foi o primeiro martírio do santo. É devido a esse martírio que em sua imagem mais conhecida aparece amarrado a um tronco e com o corpo perfurado por flechas.
são sebastião mártir romano santo padroeiro
DUPLO MARTÍRIO
Porém, ele não morre em decorrência das flechadas. Aban­donado no local do martírio, para sangrar até a morte, foi encon­trado vivo à noite, por mulheres cristãs, lideradas por Irene, esposa do mártir Castulo. Elas foram ao lugar da execução para tirar o corpo e dar sepultura a Sebastião. Ao verem que ainda se encontrava vivo, o levaram e cuidaram de suas feridas.
Quando ficou curado, ele se apresentou a Dioceleciano para lhe pedir que deixasse de perseguir os cristãos. Ignorando os pedidos de seu ex-oficial, o imperador ordenou que fosse morto a pauladas e que seu corpo fosse jogado nos esgotos de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos. Uma mulher chamada Luciana, mais tarde canonizada como Santa Luciana, encontrou o seu corpo e o sepultou nas catacumbas. Era o ano de 287 d.C.
EVANGELHO DE HOJE: MATEUS 10,28-33

QUANTAS RECORDAÇÕES BOAS ME TRAZEM  A FESTA DESTE SANTO;POIS, POR SER PADROEIRO DA MINHA CIDADE QUERIDA LIMOEIRO PE; CRESCI VENDO O CARINHO QUE O POVO TEM POR ESTE  MÁRTIR QUE DEU SUA VIDA POR AMOR A CRISTO. ESTE ANO LIMOEIRO CELEBRA SUA 120ª FESTA.
VEJAM NAS FOTOS ABAIXO ALGUNS MOMENTOS DESTA FESTA.






IMPORTANTE: HOJE, TERÇO NA CASA DE LUCIVALDO ÀS 19:00 HS
AMANHÃ DIA 21-01: TERÇO  NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ JD. DOS OLIVEIRAS ÀS 19:00HS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

II SEMANA DO TEMPO COMUM

EVANGELHO DE HOJE: (MARCOS 3,1-6)
Em nosso jeito atual de falar, Jesus estava perguntando: " No sábado não se pode fazer nada? Nem salvar uma vida? A pergunta era clara, a resposta também. Mas não tiveram a coragem de a dar. Afinal, tinham lá suas ideias e não estavam dispostos a abandoná-las. Se quero compreender as propostas de Jesus, tenho de abandonar meus preconceitos e também as ideias correntes.
VEJAM NAS FOTOS ABAIXO, COMO FOI O TERÇO NA CASA DE VANDERLEI 14-01-2012
E A 1ª CELEBRAÇÃO DO DIA 16 ( JANEIRO 2012) CELEBRANTE: SEMINARISTA RODRIGO











sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

1ª SEMANA DO TEMPO COMUM!

"Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?"
Na mentalidade judaica da época, o enfermo só seria curado quando Deus perdoasse os seus pecados.
Era este raciocínio dos Escribas, perfeito, mas a educação desta lógica é precipitada. E Jesus  se arroga sem rodeios o perdão divino. Diante disso, os mestres da lei ficam escandalizados e imediatamente o qualificam de blasfemo. Jesus não procura oferecer-lhe prova incontrolável e irrefutável, a prova dos fatos, colocando em pé o paralítico. Perdão e cura revelam a potestade divina de Jesus, não pretende respaldar a conexão casual que o judaísmo estabelecia entre pecado e enfermidade. (EVANGELHO MARCOS 2,1-12).

 O MOVIMENTO MARIANO, TERÇO DOS HOMENS NSRA DO CARMO (PARÓQUIA NSRA. IMACULADA CONCEIÇÃO), DESEJA AOS FAMILIARES DE  DONA LILI (ENFERMEIRA) OS SENTIMENTOS PELA PERDA DESTA MULHER, QUE TANTO FEZ AO POVO DE CAUCAIA, FAZENDO DE SUA PROFISSÃO UM GESTO DE DOAÇÃO AOS MAIS NECESSITADOS; À ELA NOSSA ETERNA GRATIDÃO E QUE DEUS LHES DÊ O DESCANSO ETERNO.


IMPORTANTE:  DIA 14-01-2012 TERÇO NA CASA DE VANDERLEI

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BATISMO DO SENHOR

Na solenidade da Epifania do Senhor, que celebramos ontem; vimos o episódio dos sábios, que vieram de longe à procura de um rei que acabara de nascer, a tradição cristã sempre viu uma epifania, uma manifestação de Deus. Nesse caso, uma manifestação da bondade de Deus que quer a salvação de todos os homens e mulheres, todos os tempos e culturas. (EVANGELHO MT.2,1-12)

Hoje, a igreja celebra com  alegria o Batismo do Senhor; " TU ÉS O MEU FILHO  AMADO, EM TI ME COMPRAZO". (EVANGELHO MARCOS 1,7-11) Jesus que foi consagrado pelo Pai, procurou o batismo para nos mostrar que devemos receber por meio dele as graças que hão de vir do Espírito Santo, as quais nos confirmam como irmãos de Jesus e filhos de Deus. Todos fomos criados para o reino de Deus e o batismo nos levará  a ele.


VEJAM NAS FOTOS ABAIXO, NOSSO 1º TERÇO DO ANO (CASA DE CLAUDIO 07-01-2012)