quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 9,41-50


7ª Semana do Tempo Comum

"E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível. [...] Porque todo homem será salgado pelo fogo. O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”.



Comentário

Se quisermos seguir com seriedade a doutrina de Jesus, nosso Mestre e Pastor, teremos de evitar as ocasiões de queda que, por experiência própria, sabemos que em outras vezes foram ocasião de pecado. Jesus nos advertiu no "Pai-nosso”: "Pai nosso... não nos deixeis cair em tentação” (Mt 6,13). Isso significa que a força de Deus estará sempre presente, mas deveremos fazer a nossa parte. Sermos humildes e não nos expormos aos perigos de nossa alma é atitude de prudência. Somos fracos e o melhor é "cortar” tudo aquilo que nos pode levar a recair, conforme os conselhos de Jesus.

São Gabriel das Dores – Jovem sacerdote da Congregação dos Passionistas

Grande devoto da Virgem Maria, São Gabriel das Dores foi dócil ao deixar tudo e assumir sua vocação
Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.
Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia ‘um pé lá, outro cá’. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.
Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.
Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.
Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.
Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.
São Gabriel das Dores, rogai por nós!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 9,38-40


7ª Semana do Tempo Comum

João disse-lhe: "Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”. Jesus, porém, disse-lhe: "Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor”.



Comentário

O Espírito Santo também age no coração dos irmãos de outras religiões. Seu testemunho de vida, sua mudança de comportamento são, sem nenhuma dúvida, sinal da sua presença. Portanto, não só devemos apoiá-los em seu trabalho, mas até estabelecer projetos comuns com eles. Existem também pessoas que dizem não ter religião alguma, mas que se devotam ao bem da humanidade, fazendo do serviço aos outros seu ideal de vida, até com mais esmero e dedicação do que nós. Também não nos devemos levar pelo ciúme, desdenhando seu trabalho ou criticando-os só porque não são de nossa Igreja.


MELHORES MOMENTOS DA VI ROMARIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS
SANTUÁRIO NACIONAL DE NSRA DA CONCEIÇÃO APARECIDA 22/02/2014









terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 9,30-37


7ª Semana do Tempo Comum

O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. Mas não entendiam essas palavras; e tinham medo de lho perguntar. [...] Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: "De que faláveis pelo caminho?”. Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: "Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos”. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: "Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou”.



Comentário

Após terem ouvido que Jesus deveria morrer e ressuscitar, seus discípulos não entenderam nada porque sua expectativa era de que ele restauraria o reinado de Davi, já que os rabinos assim interpretavam as profecias sobre o Messias. Por isso os apóstolos lhe perguntarão antes da Ascensão: "Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?” (At 1,6). Assim, não é de estranhar que discutissem sobre quem seria o maior. Jesus lhes ensina que não seria pelo domínio, mas pela capacidade de serviço que se distinguiriam. E aponta para um menino para lhes servir de exemplo.



VI ROMARIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS
 SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
terco_dos_homens_thiago_leon74

terco_dos_homens_thiagoleon9_800x533

terco_dos_homens_thiago_leon72

terco_dos_homens_thiago_leon73


terco_dos_homens_thiago_leon_47

terco_dos_homens_thiago_leon_26_800x533


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 9,14-29


7ª Semana do Tempo Comum

"Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido. Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam”. [...] Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!” Disse-lhe Jesus: "Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê”. Imediatamente exclamou o pai do menino: "Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!”. Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe: "Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste menino e não tornes a entrar nele”. E, gritando e maltratando-o extremamente, saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: "Morreu...”. Jesus, porém, tomando-o pela mão, ergueu-o e ele levantou-se. [...]

_________________________________________________________________

Comentário

Quando nos dispomos a empreender a tarefa de expulsar de nosso coração os antigos vícios, desejosos que estamos de carregar nossa cruz do dia a dia, a tarefa por vezes nos parece impossível e começamos a desanimar. Jesus avisa a seus discípulos (e a nós): aquele que tem fé pode tudo porque coloca toda sua confiança não em suas forças, mas no poder de Deus. Assim fizeram os santos e realizaram maravilhas com instrumentos aparentemente muito frágeis, mas com os quais conseguiram atingir a meta que se tinham proposto e deram frutos porque rezavam e confiavam do poder de Jesus. 



VI Romaria dos Terço dos Homens: Oração do Terço


O Terço é uma oração Bíblica, Cristológica, Mariana, Comunitária, familiar e eclesial.
A Oração do Terço é bênção de Deus. Ao contemplar e meditar sobre os mistérios do Terço, estamos contemplando e meditando sobre as diversas etapas da vida de Jesus.
O Terço é a oração da Família e da Igreja.
Rezemos pelo Papa Francisco, por suas intenções e necessidades.
Rezemos pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Religiosos, por todos os homens e mulheres necessitados da graça de Deus e das bênçãos da Mãe Aparecida.
Rezemos pelos Homens do Terço e por seus familiares. “Família que reza unida, permanece unida”.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 8,27-33


6ª Semana do Tempo Comum

Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: "Quem dizem os homens que eu sou?”. Responderam-lhe os discípulos: "João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas”. Então, perguntou-lhes Jesus: "E vós, quem dizeis que eu sou?”. Respondeu Pedro: "Tu és o Cristo”. E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele. E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias. E falava-lhes abertamente dessas coisas. [...]



Comentário

Quando decidimos seguir a doutrina de Cristo, porque acreditamos que ele é Deus, podemos achar que dali em diante seremos "recompensados” com uma vida material feliz, com saúde, dinheiro, trabalho, boa moradia e sem problemas familiares. E Jesus poderia muito bem dizer para nós que nossos sentimentos não são de Deus, mas dos homens, pois seguir a Cristo é saber carregar a cruz com amor, como ele fez. Então, não mais duvidaremos dele quando formos atingidos pelas dificuldades da vida que provêm da fraqueza de nossa matéria e rezaremos para que ele nos dê forças para segui-lo.


LEMBREM-SE

HOJE ÀS 19:00 hs, TERÇO NA CASA DO MIRÃO (BAIRRO CARMO MESSIAS)
AÇÃO DE GRAÇAS PELO DOM DA VIDA DE SUA ESPOSA

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 8,22-26


6ª Semana do Tempo Comum

Chegando eles a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse. Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: "Vês alguma coisa?”. O cego levantou os olhos e respondeu: "Vejo os homens como árvores que andam”. Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe. E mandou-o para casa, dizendo-lhe: "Não entres nem mesmo na aldeia”.



Comentário

Lemos que a cura do cego em Betsaida foi realizada por Jesus em etapas. O mesmo acontece com nossa fé em Deus. Não se pode afirmar categoricamente que uma pessoa ou acredita ou não acredita. É um processo lento e gradual como o crescimento de uma planta. As consequências dessa crença vão se manifestando em atos e podem ser percebidas na mudança de comportamento: mais presença na igreja, adesão a uma pastoral dentro da Comunidade, mais diálogo em casa, mais atenção às pessoas etc. Isso está sujeito a quedas e desaceleração, mas importa não perder de vista o ponto de partida.

ESTÁ  CHEGANDO O GRANDE DIA - VI ROMARIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS

 À CASA DA MÃE APARECIDA


                                Salve Rainha!
A cada dia, Deus vai fazendo maravilhas na vida e na família de tantos homens que rezam o santo Terço. Com o seu jeitinho carinhoso de mãe, Nossa Senhora vai rebanhando os filhos dispersos e conduzindo-os ao seu Filho Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Muitos homens estão deixando o copo e pegando o Terço; outros, deixando o caminho do boteco e tomando o caminho da Igreja. Tudo é obra de Deus, tenhamos certeza. Com isso, muitas famílias estão sendo restauradas.
Caros homens do Terço, queremos convidar, mais que isso, queremos convocar todos os grupos para participarem da VI Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), dia 22 de fevereiro.
Apresente à Mãe sua gratidão, sua súplica, sua vida. Venham rezar junto com tantos outros companheiros que estão na mesma caminhada. Vai ser um bonito testemunho de fé e devoção à Mãe de Jesus e nossa Mãe. Façam o possível e venham.
Programação da VI Romaria Nacional
8h: Acolhida dos Homens dentro do Santuário
9h: Santa Missa
10h30: Assembleia com os coordenadores no Auditório Pe. Noé Sotillo e, ao mesmo tempo, encontro com música, reflexão e partilha de experiências com os demais Homens do Terço na Tribuna Bento XVI ou Tribuna Dom Aloísio.
12h: Tempo livre para lanche;
13h45: Reza do Terço dentro do Santuário;
15h: Consagração dos Homens a Nossa Senhora;
15h30: Encerramento das atividades. Com essa programação, teremos mais tempo para a Missa e para a reza do Terço. As atividades serão encerradas às 15h. 
Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Rainha do povo brasileiro, ilumine e proteja todos nós.
Demais informações, ligue na Secretaria da Pastoral do Santuário de Aparecida: 12 3104 1694.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 8,14-21


6ª Semana do Tempo Comum

Aconteceu que eles haviam esquecido de levar pães consigo. Na barca havia um único pão. Jesus advertiu-os: "Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes!”. E eles comentavam entre si que era por não terem pão. Jesus percebeu-o e disse-lhes: "Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível? Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais? Ao partir eu os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?”. Responderam-lhe: "Doze”. [...] Jesus disse-lhes: "Como é que ainda não entendeis?”.



Comentário

O fermento é aqui sinal negativo de "fermentação”, que faz crescer a massa da cegueira e da incredulidade. Eles são cegos porque "não” querem ver e incrédulos porque não lhes interessa acreditar na doutrina de Jesus, pois isso os faria mudar de comportamento! E eles não querem. Mais do que isso: espalham essa má-vontade, querendo abalar a fé dos que queriam acreditar em Jesus. Infelizmente tiveram tantos seguidores que conseguiram que pedissem diante de Pilatos a morte de Jesus! Libertemo-nos das desculpas que nos damos, enganando-nos a nós mesmos para não seguir a Cristo!

18 de fevereiro - dia de Santa Bernadette Soubirous 


 
Santa Bernadete nasceu no moinho de Boly, perto de Lourdes, na França, no dia 7 de janeiro de 1844. Foi a filha mais velha entre 9 filhos de Francisco Soubirous e Luisa Castérot. Seu pai era um pobre moleiro (operário de moinho de farinha) e viviam em condições precárias. Na infância Bernadete foi pastora e doméstica.
Para piorar a situação, a região começou a enfrentar uma grave crise financeira. Por isso, mudaram-se para Lourdes, em condição de miséria. Em Lourdes, vão morar na antiga cadeia que estava abandonada. Este era um lugar sujo e infecto. Assim, Bernadete, que sempre tivera pouca saúde, piorou seu estado sofrendo com cólera e asma. Ela não pode frequentar a escola ficando analfabeta até os 14 anos.

Aparições de Nossa Senhora Lourdes a Santa Bernadete

No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Eu sou a Imaculada Conceição.
No momento da visão Bernadete disse que ficou com medo e começou a rezar o terço. Então seu coração se acalmou e ela teve serenidade para saber que realmente se tratava de uma aparição de Nossa Senhora. A partir desse momento Bernadete teve 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

Uma água milagrosa brota na gruta

Na aparição do dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Bernadete cavasse o chão na gruta Massabielle. Onde ela cavou, brotou uma fonte de água pura que jorra cerca de 5 mil litros por dia até os dias de hoje. Desse dia em diante, milhares de curas extraordinárias já aconteceram a enfermos que se banharam nas águas abençoadas da gruta de Lourdes.

Nossa Senhora se revela ao mundo

Maria pediu a Santa Bernadete que fosse à gruta por 15 dias. Na 16ª aparição, ela revelou como queria ser chamada. Nossa Senhora disse: Eu sou a Imaculada Conceição. O Padre Dominique, pároco local, que conhecia Bernadete, disse que era impossível ela conhecer o Dogma (verdade de fé) da Imaculada Conceição, estabelecido em 1854 pelo Papa Pio lX, 4 anos antes das aparições em Lourdes. Como vimos, Bernadete era analfabeta e de família muito pobre.

Promessa de Nossa Senhora de Lourdes a Santa Bernadete

Em uma das aparições, Nossa Senhora disse a Bernadete: Não prometo fazer-te feliz nesse mundo, mas sim no outro. E, de fato, Bernadete foi submetida a inúmeros interrogatórios, dúvidas e questionamentos por parte de autoridades da Igreja e de céticos. Porém, para espanto e admiração de todos, Bernadete defendeu as aparições de Nossa Senhora com muita força e convicção, sem deixar de lado sua simplicidade e humildade

Milagres de Nossa Senhora de Lourdes na gruta

Numerosos milagres aconteceram na gruta de Lourdes dos dias de Bernadete até hoje.
Uma mulher grávida de 9 meses com uma mão paralítica vai a gruta, vê ali Santa Bernadete tendo uma das visões de Nossa Senhora e depois das orações coloca sua mão paralítica na água da fonte ficando milagrosamente curada.
Muitos milagres acontecem nos dias de hoje no Santuário de Lourdes, que recebe anualmente mais de 6 milhões de peregrinos de todas as partes do mundo.

Milagres de Santa Bernadete

Santa Bernardete realizou muitos milagres em vida e mais ainda após a sua morte. Dois milagres em vida ficaram muito famosos.
Um recém nascido tuberculoso, desenganado pelos médicos, foi levado por sua mãe ao convento que para Santa Bernadete acabar de bordar a roupa do doente, quando sua mãe coloca a roupa no doente ele fica curado.
Uma mãe leva a filha aleijada no convento e pede para Bernadete segurá-la. A superiora diz para que ela não a deixe no chão, mas logo Santa Bernadete a deixa brincar e correr para todos os lados, pois ficou milagrosamente curada.

Refugio de Santa Bernadete

Por causa dos milagres e visões, a fama de Bernadete se espalhou e muitas pessoas vinham procura-la de todas as partes. Para fugir dessa gente, Bernadete se internou no hospital das Irmãs de Caridade em Nevers, Lourdes. Ali, ela recebeu aulas, aprendeu a ler e escrever. Lá ela faz de próprio punho, o primeiro relato das aparições de Lourdes.
Em janeiro de 1862, o Monsenhor Bertrand Séveré Laurence, Bispo de Tarbes, reconheceu oficialmente o relato das aparições.

Vida Religiosa de Santa Bernadete

No convento, Bernadete sentiu confirmada sua vocação para a vida religiosa. Então, ela entra para o convento de Saint Gildad, iniciando seu noviciado em 1866. Em 30 de outubro de 1867, faz a profissão religiosa nas Irmãs da Caridade de Nevers.
Bernadete dedicou sua vida à ajuda aos necessitados como enfermeira. Assim ela se sentia realizada, podendo demonstrar o amor de Deus aos doentes, dando-lhes alento, conforto e esperança. Assim viveu até sua morte.

Santa Bernadette falece

Santa Bernadete sofria de uma doença que a deixou totalmente paralisada em seus últimos anos de vidas. Ela faleceu no dia 19 de abril do ano de 1897, estando totalmente imobilizada na cama.
Com a divulgação da notícia de sua morte, grande multidão foi ao convento prestar suas homenagens e orações a Santa Bernadete. Seu sepultamento teve que ser adiado, para que todos pudessem dar o último adeus a Bernadete.

Corpo incorrupto de Santa Bernadete

Trinta anos após sua morte, seu corpo foi exumado por causa do processo de canonização que se iniciara em seu favor. E, para o espanto de todos, seu corpo estava intacto, incorrupto, do mesmo modo como ela tinha sido enterrada, apesar de seu hábito apresentar humidade e o rosário em suas mãos ter oxidado.
O povo passou a chamar Santa Bernadete de Santa Dormente pois, em seu leito de morte, parece que ela está apenas dormindo. Hoje, mais de um século após sua morte, seu corpo continua intacto e está exposto em uma redoma de vidro, na Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers.

Canonização

Tendo milagres estudados e confirmados pela Igreja, o Papa Pio XI celebrou a canonização de Santa Bernadete de Lourdes no dia 8 de dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição. A santidade de Bernadete foi confirmada ao longo de sua vida no convento.
Todos testemunhavam o amor, a fé, a perseverança e o carinho que Santa Bernadete demonstrava para com todos. Sua festa é celebrada no dia 16 de abril. Na França também é celebrada no dia 18 de fevereiro. Junto à gruta foi erguido um belíssimo e grandioso Santuário, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Local ponto de visita de milhões de fiéis todos os anos, em busca de renovação de fé, conforto espiritual e curas, que nunca deixaram de acontecer a fiéis que se banham nas águas da gruta.

Oração a Santa Bernadete

Senhor, vós que dignastes conceder à jovem Bernadete a graça de ver vossa Santíssima Mãe, e com ela conversar e orar, concedei também a mim uma maior devoção para com Maria Santíssima e a graça da boa saúde e disposição. Santa Bernadete Soubirous, rogai por nós.
 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje (Mc 8,11-13)


6ª Semana do Tempo Comum

Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com ele e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova. Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: "Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal”. Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.

__________________________________________________________________

Comentário

Os fariseus tinham inveja do sucesso de Jesus junto às pessoas simples que até então tinham sofrido nas mãos deles, quer pagando pesados impostos quer pela vigilância sobre alguma transgressão da Lei, obrigando-os a oferecer sacrifício no templo a fim de se purificarem e, portanto, pagando-lhes mais dinheiro ainda. Jesus conhecia bem a intenção dos fariseus e se recusa a dar-lhes um sinal, pois seu objetivo não é fazer espetáculo e sim aliviar a todos do jugo tão pesado: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde coração e achareis o repouso para as vossa alma. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mt 11,28-30).

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mc 7,31-37


5° Semana do Tempo Comum

Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galileia, no meio do território da Decápole. Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: "Éfeta!”, que quer dizer "abre-te!” No mesmo instante, os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam. E tanto mais se admiravam, dizendo: "Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvirem os surdos e falarem os mudos!”

Comentário

Mais uma cura, realizada em território pagão, nos é narrada pela comunidade de Marcos. Diante da incredulidade das autoridades judaicas, Jesus se volta para território estrangeiro, onde encontra pagãos que pouco a pouco abrem seus ouvidos à pregação da Palavra de Deus. Nós, que nos orgulhamos de ser católicos, deveríamos dar testemunho de amor, tendo compaixão dos pobres e com sensibilidade para ajudá-los. Pois muitas vezes constatamos que pessoas que não têm credo religioso nenhum e até se dizem ateias praticam a caridade de forma simples e direta, anônima e gratuitamente!

VAMOS REFLETIR....

DIA 15/02: TERÇO SOLENE EM LOUVOR À NOSSA SENHORA DE LOURDES
LOCAL: GRUTA DE NOSSA SENHORA DE  LOURDES (CASA DE MANOEL RIBEIRO)
HORÁRIO: 19:30

OBS: VENHA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E LEVEM ÁGUA E VELAS 
PARA O Pe. EVERALDO ABENÇOAR.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Quinta-Feira, 13 de Fevereiro

Evangelho de hoje: Mc 7,24-30



5ª Semana do Tempo Comum

E tendo entrado numa casa, não quis que ninguém o soubesse. Mas não pôde ficar oculto, pois uma mulher, cuja filha possuía um espírito imundo, logo que soube que ele estava ali, entrou e caiu a seus pés. [...] Ora, ela suplicava-lhe que expelisse de sua filha o demônio. Disse- lhe Jesus: "Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães”. Mas ela respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos”. Jesus respondeu-lhe: "Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha”. Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído.



Comentário

A cena de Jesus que cura a filha de uma estrangeira é tão fora do comum para os judeus que o escritor faz questão de sublinhar que a mulher era pagã e de origem siro-fenícia. Por isso, o diálogo entre Jesus e ela é significativo. Os judeus não falavam com estrangeiros para não ficarem impuros e Jesus mostra que não aceita esse preconceito; de outro, porque a mulher, em vez de se ofender com a resposta de Jesus, se humilha e profere uma das afirmações mais cheias de fé de todo o evangelho. Será que teríamos tanta fé quando as coisas vão mal e parece que o Senhor não nos ouve? 

22 DE FEVEREIRO 2014: VI ROMARIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS 
PARA O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA -SP

Programação da VI Romaria Nacional do Terço dos Homens - 2014
Caros homens do Terço, queremos convidar, mais que isso, queremos convocar todos os grupos para participarem da VI Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), dia 22 de fevereiro.
8h: Acolhida dos Homens dentro do Santuário
9h: Santa Missa
10h30: Assembleia com os coordenadores no Auditório Pe. Noé Sotillo e ao mesmo tempo, encontro com música, reflexão e partilha de experiências com os demais homens do terço na Tribuna Bento XVI.
12h: Tempo livre para lanche;
13h45: Reza do Terço dentro do Santuário;
15h: Consagração dos Homens a Nossa Senhora;
15h30: Encerramento das atividades. 
Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Rainha do povo brasileiro, ilumine e proteja todos nós.
E Nós, vamos está lá com a graça de Deus e a proteção da Mãe Aparecida....

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA

O que vem do coração é puro? - Mc 7,14-23

COMENTÁRIOS

É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar. 
Na controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus dá um princípio para que os discípulos compreendam que o mal, o que distorce e rompe a harmonia da criação, desfigura o ser humano e o distancia de Deus, se encontra no coração do próprio homem. Se o Levítico ordena separar o puro do impuro (cf. Lv 10,10; 20,24b-25), Jesus parece abolir essa lei, observando que se trata de tradição humana (cf. Mc 7,7.8.9). É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar. O que importa é a pureza do coração. O coração e os rins são para a Escritura a sede do saber e do discernimento, a fonte de uma vida em conformidade ou não com a vontade de Deus. É a pureza do coração, e não simples práticas externas, que revela o grau de engajamento da pessoa em relação ao Reino de Deus. Considerar o mal como algo exterior a si é, no mínimo, um modo de exprimir a incompreensão acerca da realidade do próprio mal e de não assumir a responsabilidade ante as consequências da inclinação enigmática e perversa do coração do ser humano.

Carlos Alberto Contieri, sj

ORAÇÃO

Pai, cria, no meu coração, a pureza verdadeira que me permite estar na tua presença, seguro de que minha vida te agrada.Hoje 12/02: às 20:00, ensaio dos cânticos p/ missa do dia 16/02Local: Salão ParoquialDia 15/02: Terço Solene às 19:00 hs na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na casa de Manoel RibeiroOBS: Levar água e velas para o Padre benzer, e sua família.
Fotos abaixo, do Terço na Comunidade Nsra das GraçasBairro da Cachoeira 08/02/2014