quinta-feira, 29 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 16,16-20



Quinta-feira na 6ª Semana do Tempo Pascal

Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. Nisso alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: [...] "Que significa este ‘pouco de tempo’ de que fala? Não sabemos o que ele quer dizer”. Jesus notou que lhe queriam perguntar e disse-lhes: "Perguntais uns aos outros acerca do que eu disse: ‘Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver’. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria”.



Comentário

A ação de Deus no Antigo Testamento é descrita muitas vezes como transformação radical das situações: "Mudaste meu luto em dança”. "Os que semeiam com lágrimas colhem entre gritos de júbilo”, cantam os salmistas. Na pessoa de Jesus, essa ação de Deus se manifesta de uma maneira esplendorosa. O que havia proclamado: "Felizes os que choram porque serão consolados”, anuncia agora: "Vossa tristeza se converterá em alegria”. Está exercendo seu ofício de enxugar todas as lágrimas, como tinham anunciado os Profetas.




A mais antiga oração de Nossa Senhora

Para pedir que a Santa Mãe de Deus nos livre de todos os perigos

Em 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III. Este fragmento continha a mais antiga oração a Nossa Senhora que se conhece. Eis a oração:


“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.

Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,

mas livrai-nos sempre de todos os perigos,

ó Virgem gloriosa e bendita!”.

ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO

PARÓQUIA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO
CAUCAIA DO ALTO - COTIA / SP

DIA:31/05
18:00: TERÇO ENCENADO PELOS HOMENS DO TERÇO E FAMÍLIA
19:00: MISSA SOLENE COM COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
             CELEBRADA PELO NOSSO PÁROCO Pe. EVERALDO FÉLIX

PARTICIPEM!!!


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 16,12-15


Quarta-feira na 6ª Semana do Tempo Pascal

Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.





Comentário

Na parábola do pai misericordioso, este diz ao filho mais velho quando sai para buscá-lo que entre na festa: "Filho, tu sempre estás comigo e tudo o que é meu é teu...”. Poderíamos dizer que é assim que Jesus concebe a relação de um filho com seu pai e torna a apresentar essa convicção: "Tudo o que o Pai tem também é meu”. E a boa notícia é que também nós somos participantes dessa possessão que nos é comunicada pelo Espírito. Somos os seres mais ricos da criação! 



DIA 31 DE MAIO
HORÁRIO: 19:00hs
LOCAL: PARÓQUIA NSRA IMACULADA CONCEIÇÃO
CAUCAIA DO ALTO - COTIA / SP

PROGRAMAÇÃO

18:00hs - TERÇO COM OS MISTÉRIOS ENCENADO PELO 
                   HOMENS DO TERÇO E FAMÍLIA

19:00hs - MISSA SOLENE COM COROAÇÃO DE NSRA.        
                  CELEBRADA PELO NOSSO PÁROCO Pe. EVERALDO

OBS: 16:30 - Todos os homens do terço no salão paroquial 
                         para ensaio geral para celebração da noite.



terça-feira, 27 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 16,5-11


Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Pascal

Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.



Comentário


O termo Paráclito, que Jesus aplica ao Espírito, pode ser traduzido não só como "defensor”, mas também como "treinador”, quer dizer alguém que anima a sua equipe, está infinitamente interessado em que ganhe, ensina estratégias, alegra-se com seus triunfos, está a seu lado em suas derrotas... É ele quem nos ensina a jogar o "jogo” do Evangelho com a paciência infinita de quem conta quase sempre com jogadores fracos e com dificuldades de aprendizagem. Bem-vindo esse Treinador a nossas vidas...



DIA 31 DE MAIO
HORÁRIO: 19:00hs
LOCAL: PARÓQUIA NSRA IMACULADA CONCEIÇÃO
CAUCAIA DO ALTO - COTIA/SP

PROGRAMAÇÃO

18:00hs - TERÇO COM OS MISTÉRIOS ENCENADO PELO                    HOMENS DO TERÇO E FAMÍLIA

19:00hs - MISSA SOLENE COM COROAÇÃO DE NSRA.        
         CELEBRADA PELO NOSSO PÁROCO Pe. EVERALDO

OBS: 16:30 - Todos os homens do terço no salão paroquial para ensaio geral para celebração da noite.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 15,26–16,4a


Segunda-feira da 6ª Semana do Tempo Pascal

Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” "Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. Eles vos expulsarão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. Procederão desse modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei.

__________________________________________________________________

Comentário


A força decisiva que possui o cristianismo para comunicar a Boa Notícia que se encerra em Jesus são os testemunhos. Esses fiéis podem falar em primeira pessoa e comunicar sua própria experiência. São os que podem dizer: "isto é o que me faz viver nestes momentos”. Em Jesus vive "algo” que é decisivo em sua vida, algo inconfundível que não encontram em outra parte. Não creem "teoricamente” em doutrinas sobre Jesus; creem em Jesus porque o sentem cheio de vida.



ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO 2014.
LOCAL: PARÓQUIA NSRA IMACULADA CONCEIÇÃO
CAUCAIA DO ALTO - COTIA / SP

18:00hs: TERÇO ENCENADO PELO OS HOMENS DO TERÇO E FAMÍLIA
19:00hs: MISSA SOLENE COM COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA CELEBRADA PELO NOSSO PÁROCO Pe. EVERALDO FÉLIX.

OBS: ENSAIO GERAL COM OS HOMENS DO TERÇO 
ÀS 16:30 NO SALÃO PAROQUIAL.



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 15,12-17


Sexta-feira na 5ª Semana do Tempo Pascal

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.



Comentário

Jesus me escolheu para seguir seus passos de amor à missão, gastando-se pelo trabalho de andar por toda parte a anunciar a novidade do amor, em lugar da religião do medo, das ameaças e dos castigos. Ele me pede que vá e produza frutos de amor, mas não passageiros como uma esmola que eu dou, passo adiante e não tenho mais compromisso com o pobre. Mas uma fidelidade ao trabalho, à comunidade, de dedicação que ele aprendeu com sua Mãe, Maria Santíssima, cujo coração estava sempre ligado ao serviço obscuro e anônimo em um aldeia escondida na desprezada Galileia, como uma prece.



DIA 24/05: TERÇO NA MATRIZ
HORÁRIO: 18:30

OBS: TODOS OS HOMENS DO TERÇO ESTÃO CONVOCADOS, POIS LOGO APÓS O TERÇO TEREMOS ENSAIO DO CÂNTICO PARA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO DIA 31 DE MAIO ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014



22 de Maio - Dia de Santa Rita de Cássia


Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381.

Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.

Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas.

Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento, viveu ali por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.



    Meditando o Evangelho de hoje  Jo 15,9-11


Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.



Comentário

"Permanecer em Jesus” é uma situação que lembra seguimento, companhia, proximidade, intimidade. Como a mãe permanece junto ao leito de seu filho enfermo, como um amigo não abandona seu amigo em dificuldade. Extraída da experiência humana, o chamado a permanecer expressa a possibilidade de viver a relação com o Senhor, do mesmo modo que ele permanece unido a seu Pai em semelhança e afinidade total com ele, convidando-nos a entrar nesse mistério de amor filial que ultrapassa todas as nossas expectativas.





AVISO: O TERÇO NO PRÓXIMO SÁBADO SERÁ ÀS 18:30 HS NA IGREJA MATRIZ.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

EVANGELHO DO DIA

Amigo Sem Jesus, nada podemos! - Jo 15,1-8

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.Quem não permanece em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.Nisto meu Pai é glorificado: que deis fruto e vos torneis meus discípulos.”

COMENTÁRIOS

Somente a videira pode dar vida aos ramos.

Os capítulos 13 e 14 e os capítulos 15 e 16 possuem de tal forma temas recorrentes que estes dois últimos capítulos parecem ser quase uma duplicata dos dois precedentes. Seja como for, para o leitor habitual do evangelho essas repetições servem para aprofundar temas importantes do quarto evangelho. O nosso texto de hoje é uma alegoria. A afirmação do v. 1 parece apresentar a possibilidade de haver uma “videira falsa”. No entanto, o evangelho não informa explicitamente ao leitor do que, propriamente, se trata e o que seria essa videira falsa. Jesus é o tronco ao qual os ramos, símbolo dos discípulos, estão ligados. Ligado à videira é que os ramos recebem a seiva que possibilita produzir bom fruto. Somente a videira pode dar vida aos ramos; somente Jesus pode dar verdadeira vida aos discípulos que nele produzem os frutos da caridade, do amor fraterno. Daí o apelo de Jesus de que os discípulos “permaneçam” nele. Nesses poucos versículos, o verbo “permanecer” aparece oito vezes. Com isso é apresentado o tema importante do trecho que estamos considerando: trata-se de aceitar se deixar inabitar por Jesus e por sua palavra e viver a vida nele. Característica do discípulo é a comunhão com o Senhor.

Carlos Alberto Contieri, sj

ORAÇÃO

Senhor Jesus, que minha união contigo leve-me a produzir, sempre mais, os frutos de amor e de justiça esperados por ti.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 14,27-31a


Terça-feira da 5ª Semana do Tempo Pascal

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. E disse-vos agora essas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem. Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou.



Comentário


O conceito de paz na Bíblia é muito mais que a ausência de guerra e mais também que as ofertas de relax, tranquilidade e ausência de estresse que nos vendem os meios de comunicação: significa viver no âmbito da relação com Deus e com os demais, ter acolhido na fé o anúncio de que somos filhos amados do Pai e reconciliados com ele, salvos por Jesus Cristo, movidos pelo seu Espírito e conduzidos a uma vida sem fim. E essa paz, que nasce de uma fé confiante, ninguém nos pode tirar.

“Maria pede-nos o sim a Deus semelhante ao do seu Coração”, diz Bispo de Leiria-Fátima!

Gratidão e admiração foram os sentimentos manifestados na Celebração Eucarística de Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Nacional de Aparecida neste domingo (18). A cerimônia marcou o início das celebrações dos jubileus de Fátima e Aparecida em 2017.
A missa foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, dom Antonio Marto, e concelebrada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, pelo bispo de Registro, dom José Bertanha, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas e pelo reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio da Silva, além de inúmeros padres, diáconos e religiosos. Participou ainda uma comitiva vinda de Portugal, representantes de entidades luso-brasileiras, entre outras autoridades.
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_2_001
Dom Antonio Marto, indicou em sua homilia, o que representa a espiritualidade e a devoção ao Coração Imaculado de Maria para o mundo. “A autêntica espiritualidade e a devoção ao Coração Imaculado de Maria é uma grande atualidade e beleza. Em primeiro lugar, porque a Mãe fala aos filhos usando a linguagem do coração. O coração fala ao coração, e é a linguagem que todo o povo entende, que toda a gente entende. O mistério do amor entra pelo coração, pois a linguagem do amor é a linguagem do coração”.
 
"A Mãe fala aos filhos usando a linguagem do coração. O coração fala ao coração, e é a linguagem que todo o povo entende, que toda a gente entende. O mistério do amor entra pelo coração, pois a linguagem do amor é a linguagem do coração", dom Antonio Marto. 
Dom Antonio Marto explicou que Maria acolheu Jesus em seu coração, antes mesmo de recebê-lo em seu ventre e por isso, Ela representa para a humanidade a “testemunha mais alta e mais surpreendente da habitação íntima de Deus no nosso coração”.
“A devoção ao Coração Imaculado de Maria nos indica o caminho para tornar-nos também nós templos do Senhor. Sua morada, sua casa, lugar em que o bem deve estar e repousar”. E diante dessa recomendação, a devoção a Maria “pede-nos antes de tudo o mais, o sim a Deus semelhante ao do seu Coração”, sublinhou o bispo.
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_5_001
Nesse momento, dom Antonio Marto rezou a Maria, pedindo que ela conceda a todos “coração e olhos” capazes de “contemplar a ternura de Deus” frente ao mal presente no mundo, e lembrou a frase que São João Paulo II disse ao visitar o Santuário de Fátima: “Foi a dor dos filhos que fez gritar o Coração da Mãe em Fátima”.
Ao final, citando o papa emérito Bento XVI, dom Antonio Marto assinalou que perante todos os males que afligem a humanidade, a devoção ao Coração Imaculado de Maria “é a garantia visível e materna da bondade de Deus que é sempre a última palavra na história”.
“Eis meus irmãos e minhas irmãs, a promessa do triunfo do amor divino na história. Eis a razão da nossa confiança na misericórdia divina que se inclina sobre a humanidade ferida pelo pecado. E desperta em nossos corações a atitude da confiança no amor de Deus imensamente maior do que o nosso coração. Não há qualquer limite à misericórdia divina oferecida a todos”.
Essa mensagem de consolação para a humanidade traduzida em Maria, que dom Antonio Marto quis que todos os devotos presentes no Santuário Nacional de Aparecida levassem em seus corações. “Peçamos com grande humildade e confiança ao Pai que faça do nosso coração o templo querido de sua presença. O lugar do nosso sim ao Senhor à semelhança do Coração Imaculado de Maria para que Deus continue incansavelmente a curar e a renovar o coração de todos os jovens e salvar o mundo, e digamos com todo o nosso coração, como São João Paulo II ‘Totus Tuus’, ‘Todo Teu Maria, para ser todo do Senhor”.
 
Maria "é a garantia visível e materna da bondade de Deus que é sempre a última palavra na história", dom Antonio Marto.
“Confiemos a Maria, Mãe Aparecida e a Nossa Senhora do Rosário, a nossa doce Mãe, a mais terna entre as mães, todas as nossas preocupações, ânsias e necessidades. Como Mãe amorosa, ela vela não só sobre os acontecimentos da nossa vida cotidiana mas também sobre a solidez da nossa fé e sobre a história da família humana. E digamos: vela por nós filhos teus Mãe de Jesus, nossa Mãe, tu podes, és Mãe de Deus, tu queres, és nossa Mãe”, finalizou.
Ao final da missa, todos acompanharam o andor de Nossa Senhora de Fátima até o Monumento Fátima, no Jardim Norte, onde a imagem permanecerá para a veneração dos fiéis. Ali foi realizado o rito de bênção da Imagem e do monumento.
Missa Solene de Entronização da Imagem de Fátima em Aparecida (Foto Thiago Leon)
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentou nesse momento a sua palavra final de agradecimento. Ouça a mensagem dirigida diante do Monumento de Fátima:
00:00
02:07

O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, também manifestou a sua mensagem. Ouça abaixo:
00:00
01:36

Com pétalas caindo da Torre Brasília, a imagem foi retirada do andor e colocada sob o monumento, onde dali abençoará todos os romeiros e romeiras que vierem visitar a Casa da padroeira dos brasileiros. A multidão tomada de emoção honrou a Mãe de Fátima, a Mãe de Jesus, com uma longa salva de palmas.
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_13_001
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_17_001
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_19_001
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_31_001
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_36_001
missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_37_001

missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_42_001

missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_46_001

missa_solene_de_entronizacao_da_imagem_de_fatima_em_aparecida_foto_thiago_leon_52_001


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 14,21-26


Segunda-feira da 5ª Semana do Tempo Pascal

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: ‘Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?’. Respondeu-lhe Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. Disse-vos essas coisas enquanto estou convosco”. [...]

__________________________________________________________________

Comentário


Quando nos perguntamos com inquietação onde está Deus, estamos esquecendo da afirmação solene de Jesus: pôs sua morada em nosso coração, junto com o Pai e o Espírito Santo. Isso significa que cada ser humano é um templo de Deus e que nele se esconde, seja qual for sua aparência, essa Presença amorosa que quis armar sua tenda entre nós. Dar crédito a esta palavra de Jesus devolve à nossa existência profundidade e paz e nos recorda que antes que nós o buscássemos, ele já nos havia encontrado.


Terço uniu devotos, cantores e artistas em homenagem

 à Maria no Santuário Nacional

Milhares de pessoas acompanharam no Santuário Nacional de Aparecida na noite deste sábado (17), às 22h, o ‘Terço da Esperança’ na cerimônia de acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário de Fátima, em Portugal. A oração contou com a presença de diversos cantores e artistas brasileiros, e também representantes da Comunidade Portuguesa e Luso-Brasileira. 
Estiveram presentes no Santuário Nacional, a apresentadora Ana Maria Braga que desde 2002 promove a ‘Missa da Esperança’ no Brasil e em Portugal em agradecimento a Mãe de Fátima, e os cantores brasileiros padre Antonio Maria, Joanna, Fafá de Belém e Sérgio Reis, alguns dos quais já participaram da iniciativa da apresentadora brasileira em outros anos. A iniciativa conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, sediados em São Paulo.
terco_da_esperanca_na_acolhida_da_imagem_de_fatima_no_santuario_nacional_foto_thiago_leon_1_001_1
A oração do Rosário foi realizada no Altar Central e foram contemplados os Mistérios Gozosos. Durante toda a oração, a emoção tomou conta dos presentes. As músicas eram acompanhadas e entoadas com devoção.
No primeiro mistério, a apresentadora Ana Maria Braga rezou: “Ó Deus, por Maria, que saibamos estar sempre abertos e atentos ao projeto que quereis nos apresentar para a nossa salvação e felicidade”. As dezenas do terço foram recitadas por um representante da comitiva portuguesa. Ao final, a cantora Fafá de Belém cantou ‘Ave-Maria Brasileira’, em uma homenagem emocionante dirigida à Mãe dos brasileiros.
terco_da_esperanca_na_acolhida_da_imagem_de_fatima_no_santuario_nacional_foto_thiago_leon_9_001
No segundo mistério, Cláudio Pessuti, sobrinho da apresentadora Hebe Camargo, falecida em 2012, introduziu a prece: “Ó Pai, seguindo o exemplo de sua Filha predileta, que aprendamos a ir ao encontro e socorrer os mais esquecidos e marginalizados da nossa sociedade”. Para encerrar o mistério, Joanna cantou ‘A Padroeira’ comovendo os fiéis e romeiros presentes.
A prece do terceiro mistério foi lida pelo senhor Berthaldo Soares, fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria do Rio de Janeiro. A entidade mantém o Santuário Nossa Senhora de Fátima. Em sua prece rezou para que a humanidade compreenda a Boa Notícia trazida por Jesus. “Ó Deus da Vida, tanto amastes o mundo que nos enviastes vosso próprio Filho, Luz e Salvação da Humanidade. Inspirai-nos e animai-nos a levar a todos os povos e nações a novidade do Reino”. Em seguida, o cantor Sérgio Reis fez sua homenagem cantando ‘Romaria’, levando muitos fiéis às lagrimas.
Paulo Machado, diretor da Casa de Portugal, no quarto mistério dirigiu à Virgem Maria uma prece para a purificação do coração dos fiéis. “Ó Deus de Salvação, sempre pudestes contar com Maria e José para que o vosso Filho crescesse em sabedoria e graça e se apresentasse ao mundo para resgatá-lo do pecado. Purificai, hoje, o nosso coração para que sejamos autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo”. O quarto mistério foi coroado com a música 'Ave-Maria do Morro' cantada pelo Padre Antonio Maria.
terco_da_esperanca_na_acolhida_da_imagem_de_fatima_no_santuario_nacional_foto_thiago_leon_27_001
A prece do quinto e último mistério foi lida novamente pela apresentadora Ana Maria Braga. Em sua oração, a apresentadora fez um pedido pelas famílias. “Ó Pai de Bondade, quisestes que o vosso Filho nascesse e crescesse numa família humana, que é a célula básica de toda a sociedade. Que aprendamos da Família Sagrada de Nazaré a sermos, para o mundo, sinais do amor que une e supera todas as diversidades”.  Em seguida foi realizado o agradecimento final do terço, seguido pela oração da Salve Rainha.Consagração a Nossa Senhora de Fátima
17/05/2014: FOTOS DO TERÇO NA RESIDÊNCIA DO CASAL:
FÁTIMA APARECIDA E JUCA - COMUNIDADE SANTA CATARINA









sexta-feira, 16 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 14,1-6



Sexta-feira na 4ª Semana do Tempo Pascal

"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.



Comentário

Quando Jesus falava de si mesmo como do verdadeiro pastor, dizia também que era "a porta”, pela qual as ovelhas podem entrar e sair e encontrar pastos e hoje lemos que na casa de seu Pai há muitos lugares. São imagens de abrangência e elevação que nos libertam de mesquinharias e egoísmos e nos convidam a pensar nas coisas de Deus como um horizonte aberto e largo, onde todos temos lugar. E para chegar até ele, temos Jesus como caminho, verdade e vida. 

São Simão Stock

Memória a 16 de Maio

São Simão Stock é uma das personagens centrais da história da Ordem do Carmo, por dois títulos, sobretudo: a ele deve-se a mudança estrutural da Ordem, que abandona o eremitismo originário e começa a formar parte das ordens mendicantes ou apostólicas. A tradição nos legou que são Simão recebera das mãos de Maria o Santo Escapulário do Carmo, tão difundido desde o século XVI entre o povo cristão.

Teria nascido em Aylesford, Kent, Inglaterra, em 1165. A primeira notícia de São Simão Stock nos vem  do dominicano Gerardo de Frascheto, contemporâneo do Santo (+1271). Não está claro se o "irmão Simão, Prior da mesma Ordem (Carmelitana), homem religioso e veraz, seja São Simão Stock.

A segunda referência em ordem cronológica é um antigo Catálogo de Santos da Ordem do qual se conservam três redações do século XIV. A mais breve, e por isto mesmo, mais antiga, diz dele:

"O nono foi São Simão da Inglaterra, sexto Geral da Ordem, o qual suplicava todos os dias à gloriosíssima Mãe de Deus que dera mostra de sua proteção à Ordem dos Carmelitas, que gozavam do singular título da Virgem, dizendo com todo o fervor de sua alma estas palavras: 'Flor do Carmelo'...", que veremos no item seguinte: sua espiritualidade.

Outra redação mais extensa deste Santoral acrescenta   novos e interessantes dados sobre ele; seu sobrenome "Stock" que parece dever-se a que ele vivia no tronco de uma árvore. Seu ingresso entre os carmelitas recém-chegados à Inglaterra procedentes do Monte Carmelo; sua eleição como prior Geral e a aprovação da Ordem pelo Papa Inocêncio IV. Seu dom celestial, realizar retumbantes milagres. Foi autor de várias composições, entre elas o Flos Carmeli e a Ave Stela  Matutina.

Parece que enquanto visitava a Província de Vascônia, morreu em Bordeaux, França,  no dia 16.05.1265, com quase cem anos.

Atribui-se-lhe culto desde 1435.

Sua festa é celebrada no dia 16 de maio.

Sua espiritualidade

Já a apontamos no item precedente sobre sua vida.

A personalidade desse grande Superior Geral, "o Santo Escapulário", como o chamou o papa João Paulo II, no dia 24-9-1983 - deixa-se ver em várias que apenas enunciamos aqui:

a) A ele deve-se por direito a Aparição e Promessa do Santo Escapulário do Carmo, com os enormes benefícios que proporcionaram a toda a humanidade através deste Sacramental Mariano durante estes mais de sete séculos que conta sua vida. Diz o Santoral que citamos: Rezava asssim São Simão Stock diariamente, pedindo por sua Ordem:

"Flor do Carmelo
 Vinha florida, esplendor do céu;
 Virgem fecunda e singular;
 ó doce Mãe,
 de varão não conhecida;
 aos carmelitas
 proteja seu nome,
 estrela do mar.

Apareceu-lhe a Virgem, cercada de anjos, segundo a tradição, no dia 16 de julho de 1251 - e mostrou-lhe o Santo Escapulário da Ordem, dizendo-lhe: "Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer com ele não padecerá com o fogo eterno, quer dizer, quem com ele morrer, se salvará".

Amou tanto Maria, que é conhecido com o título "o Amado de Maria".

b) Outra característica de sua espiritualidade seria seu profundo amor pela Ordem do Carmo, pela qual orou, lutou e trabalhou com denodo admirável durante toda a vida. A ele deve-se a transformação da Ordem de eremita em cenobita e mendicante. A ele devem-se, também  modificação e aprovação da Regra Albertina e  a expansão do Carmelo na Europa.

Sua mensagem

  • que amemos e soframos por nossa Ordem.
  • que intercedamos a Maria em todas nossas necessidades.
  • que mereçamos  ser chamados os "amados"  de Maria
  • que pratiquemos as virtudes que simboliza o ESCAPULÁRIO.

Sua oração


Senhor, nosso Deus, que chamaste São Simão Stock a servir-te na família dos Irmão da  Santa Virgem  do Carmelo, concede-nos, por sua intercessão, viver como ele, entregues sempre a teu serviço e cooperar com a salvação dos homens. Amém.

Los Santos Carmelitas,  P. Rafael María López-Melús
Tradução: Margarida Moura

Neste dia de Maio, recordando o amor que S. Simão Stock tinha a Nossa Senhora do Carmo, recordemos a oração que rezava este nosso Santo quando lhe apareceu a Mãe do Céu, da Terra e do Carmo, dando-lhe o Escapulário: 

Flor do Carmelo 
videira florescente 
esplendor do céu. 
Virgem fecunda, 
e singular 
Mãe afável 
Mãe sempre Virgem! 
Aos Carmelitas 
sede propicia. 
Ó Estrela do mar! 

 




18:15hs: TERÇO NA MATRIZ
19:00 hs: MISSA EM HONRA À NSRA DO CARMO NA MATRIZ

OBS: TODOS COM A CAMISETA DO TERÇO