Meditando o Evangelho de hoje
Mc 6,17-29
Sexta-feira na 21ª Semana do Tempo Comum
Herodes disse à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei”. [...] Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?”. E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista”. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista”. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isso, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
Comentário
João Batista, que havia sido precursor de Jesus em sua vida, vai sê-lo também em sua morte. Porque vai ser precisamente sua prisão que desencadeará a missão do próprio Jesus. Quando prenderem João, Jesus se pôs a pregar na Galileia. Há muitos modos de servir ao Reino e João soube fazê-lo falando e calando, denunciando e sendo preso, vivendo e dando a vida.
29 de Agosto - Martírio de São João Batista
João era primo de Jesus e foi quem melhor soube levar ao povo a palavra do Mestre. Jesus dedicou-lhe uma grande simpatia e respeito, como está escrito no evangelho de são Lucas: "Na verdade vos digo, dentre os nascidos de mulher, nenhum foi maior que João Batista". João Batista foi o precursor do Messias. Foi ele que batizou Jesus no rio Jordão e preparou-lhe o caminho para a pregação entre o povo. Não teve medo e denunciou o adultério do rei Herodes Antipas, que vivia na imoralidade com sua cunhada Herodíades.
A ousadia do profeta despertou a ira do rei, que imediatamente mandou prendê-lo. João Batista permaneceu na prisão de Maqueronte, na margem oriental do mar Morto, por três meses. Até que, durante uma festa no palácio daquela cidade, a filha de Herodíades, Salomé, instigada pela ardilosa e perversa mãe, dançou para o rei e seus convidados. A bela moça era uma exímia dançarina e tinha a exuberância da juventude, o que proporcionou a todos um estonteante espetáculo.
No final, ainda entusiasmado, o rei Herodes disse que ela poderia pedir o que quisesse como pagamento, porque nada lhe seria negado. Por conselho da mãe, ela pediu a cabeça de João Batista numa bandeja. Assim, a palavra do rei foi mantida. Algum tempo depois, o carrasco trazia a cabeça do profeta em um prato, entregando-a para Salomé e para sua maldosa mãe. O martírio por decapitação de são João Batista, que nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos, ocorreu no dia 29 de agosto, um ano antes da Paixão de Jesus.
DIA: 30/08 TERÇO NA CAPELINHA
(RESIDÊNCIA DO AMIGO DO SIVALDO)
HORÁRIO: 19:00hs
OBS: SAÍDA DA FRENTE DA MATRIZ ÀS 18:15hs
PARTICIPEM!!!