sexta-feira, 9 de novembro de 2012


FESTA DE DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO



A BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO ou  San Giovanni in Laterano, localizada na praça de mesmo nome em Roma, é a Catedral do Bispo de Roma: o Papa. Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a "mãe" de todas as igrejas do mundo. É uma das quatro basílicas patriarcais.
Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput (Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo).
É uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. As três outras, também caracterizadas com uma Porta Santa e um Altar Papal, são:
a Basílica Vaticana, que manifesta a igreja apostólica fundada sobre o apóstolo Pedro;
a Basílica Ostiense, que manifesta a igreja católica fundada sobre a missão de Paulo;
a Basílica Liberiana, ou Mariana que manifesta a igreja santa gerada com Cristo de Maria.
"OBELISCO LATERANO"
O Obelisco Laterano é o maior obelisco de Roma: tem 32,18 m de altura (com o embasamento e a cruz, 45,70 m). Erigido, atualmente, na praça São João de Latrão, este obelisco foi construído na época dos faraós Tutmósis III e Tutmósis IV (século XV a.C.). É proveniente do templo de Amon em Tebas (Egipto). Foi transportado para Roma pelo imperador Constantino II em 357 e colocado no Circo Máximo, onde já se encontrava o Obelisco Flamínio. Refundido em três partes, em 1587, com o obelisco Flamínio, foi erigido novamente em sua atual posição, em 1588, sob a supervisão do arquitetoDomenico Fontana, por solicitação do Papa Sisto V.
A basílica foi fundada por Constantino I, o primeiro imperador cristão, para ser a principal igreja de Roma, era a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade e por isto serviu de catedral. A Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo Extramuros situavam-se sobre os túmulos dos apóstolos, do lado externo da muralha.

A ''SCALA SANTA'' ou Escada Santa, significa na tradição católica a escada usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Pôncio Pilatos antes da crucificação. A ''Scala Santa di Roma'', está em um celebre edifício vizinho 
a Basílica de São João de Latrão ou San Giovani Latereno. Afirma-se que foi trazida a Roma por 
Helena de Constantinopla, mãe de Constantino I no ano de 326 - 326 d.C.

"O PALÁCIO DE LATRÃO" - Desde o início do século IV, quando foi dado ao papa por Constantino , o palácio do Latrão foi a residência principal dos papas , e continuou assim por cerca de mil anos. No século X Sergius III restaurada após um desastroso incêndio, e mais tarde foi muito embelezado por Inocêncio III .


Celebramos hoje, irmãos diletos, com exultação jubilosa e com a benção de Cristo, o natalício deste templo. Nós, porém, é que temos de ser o verdadeiro templo vivo de Deus. Todavia é com muita razão que os povos cristãos observam com fé a solenidade da Igreja-mãe, por quem reconhecem ter nascido espiritualmente. Pois pelo primeiro nascimento éramos vasos da ira de Deus; pelo segundo, foi-nos dado ser vasos da sua misericórdia. O primeiro nascimento lançou-nos na morte; e o segundo, chamou-nos de novo à vida.
Todos nós, caríssimos, antes do batismo fomos templos do demônio; depois do batismo , obtivemos ser templos de Cristo. E se meditarmos com atenção sobre a salvação de nossa alma, reconhecemos que somos verdadeiro templo vivo de Deus. Deus não habita somente em construção de mão de homem (At 17,24) nem em casa feita à imagem de Deus e edificada por mãos deste artífice. Desse modo pôde São Paulo dizer: "o Templo de Deus , que sois vós, é santo" (I Cor 3,17)
E já que Cristo, quando veio, expulsou o diabo de nossos corações para preparar um templo para si, quando pudermos, esforcemo-nos com seu auxílio para que em nós não sofra injúria por nossas más obras. Pois quem proceder mal, faz injúria a Cristo. Como disse acima, antes que Cristo nos redimisse, éramos casa do diabo; depois foi-nos dado ser casa de Deus. Deus se dignou fazer de nós sua casa.
Por isso, diletos, se queremos celebrar na alegria o natalício do templo, não devemos destruir em nós, pelas obras más, os templos vivos de Deus. E falarei de modo que todos compreendam: cada vez que entramos na igreja, queremos encontrá-la tal como devemos dispor nossas almas.
Queres ver bem limpa a basílica? Não manches tua alma com as nódoas do pecado. Se desejas que a basílica seja luminosa, também Deus quer que tua alma não esteja em trevas, mas que em nós brilhe a luz das boas obras, como disse o Senhor, e seja glorificado aquele que está nos céus. Do mesmo modo como tu entras na igreja, assim quer Deus entrar em tua alma, conforme prometeu: "E habitarei e andarei entre eles" ( Lv 26,11s)

Dos Sermões de São Cesário de Arles , bispo do Século VI
Texto retirado do Volume IV da Liturgia das Horas, página 1.438
 DIA 10-11 TERÇO NO SALÃO PAROQUIAL ÀS 18:30

 19:00 FORMAÇÃO  COM RODRIGO SEMINARISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário