terça-feira, 6 de setembro de 2011

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO TERÇO DOS HOMENS

O terço (rosário) dos homens teve início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi-SE.
Idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracaju para uma santa missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 homens, tendo ainda hoje uma média  de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (seu tutu ainda vivo), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.
Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió-AL, um grupo de homens,que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o terço e a levou a para Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda-PE. e através dos esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades.
No ano de 2003, o referido padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza-CE., onde foi lançado na Paróquia N.Sra. da Glória na cidade dos Funcionários, no dia 18/11/2003 tendo a partir desta data, graças a colaboração de alguns membros participantes, sido organizado em toda  sua estrutura com a criação do Manual e roteiro do terço (rosário) dos homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site:( www.tercodoshomens.com.br ) que o levou ao restante do Brasil e para o mundo.
Hoje, o terço (rosário) dos homens já rompeu fronteiras, esta implantado em Cuba, EUA e acreditamos que em outros países devido ao grande número de downloads do Manual e Roteiro do Terço (rosário) que são baixados semanalmente do site. (média de 50 a 60).


Na Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição-Caucaia do Alto-Cotia SP (Diocese de Osasco), com o apoio de nosso paróco Pe. Everaldo Félix da Silva , o movimento nasceu à partir do desejo de homens de fé e oração: Joaquim Pires (o batata)  Luiz André Neves de Amorim  e com o Manoel Ribeiro Lino participante fundador. No dia 16/07/2011 às 18:00hs, data em que celebramos N. Sra. do Carmo, que no seu Escapulário nos mostra um sinal de consagração e compromisso Cristão; nasce então em nossa paróquia este movimento Mariano que contou com a presença de 12 homens, para a reza do ofício de Nsra. do Carmo e participar da Santa Missa. Hoje, nosso grupo possui uns 30 homens que todos os sábados às 19:00hs  nos reunimos para a reza do terço, que a cada sábado é realizado em uma comunidade de nossa paróquia, sendo que todo dia 13 do mês nosso terço é na comunidade Nsra. de Fátima, e todo dia 16 é na igreja matriz onde juntos com nosso paróco, rezamos o terço e em seguida participamos da Eucarístia.

3 comentários:

  1. O Terço dos Homens precisa ser levado a sério para que sempre surjam novos grupos. É sempre bom lembrar que é o cumprimento do desejo de Nossa Senhora de Fátima. A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completa da por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta. A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos: a conversão permanente; a oração e nomeadamente o rosário; o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação.
    A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus. É em face desses argumentos tão legitimados, que os homens devem sentir-se honrados por participarem ativamente desse chamado da Mãe de Jesus e nossa, para a oração do Terço e que pode salvar o Mundo; tudo depende de nós mesmos. Amém.

    ResponderExcluir