sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 DE JANEIRO DIA DO MARTIR SÃO SEBASTIÃO

QUEM FOI SÃO SEBASTIÃO?
Venerado como protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião foi um oficial romano convertido ao cristianismo e que, por sua fé, foi duplamente martirizado durante o império de Diocleciano, impie­doso perseguidor dos cristãos.
Nascido na França, no final do 3º século, mudou-se ainda pequeno com sua família para Milão, onde cresceu e foi educado sob os princípios do cristianismo. Sebastião se alistou no serviço militar de Roma e tornou-se, em pouco tempo, um dos oficiais prediletos do imperador, sendo promovido a comandante de sua guarda pessoal.
Secretamente, valendo-se de seu alto posto militar, o santo vi­sitava frequentemente os cristãos que se encontravam presos para serem levados ao Coliseu, onde seriam devorados por leões ou mortos em lutas com os gladiado­res. Aos seus irmãos na fé, levava palavras de consolo e de ânimo, falando na salvação da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo. Isso ajudava os prisioneiros a enfrentar o martírio que os aguardava.
Denunciado ao imperador Diocleciano, este o impeliu a renunciar a fé cristã. Sebastião, entretanto, diante do imperador, não negou a sua fé e, por isso, foi condenado à morte, sem direito à apelação. Diocleciano deu ordem a seus soldados para o alvejarem com flechadas e, depois, o deixa­rem sangrar até morrer – este foi o primeiro martírio do santo. É devido a esse martírio que em sua imagem mais conhecida aparece amarrado a um tronco e com o corpo perfurado por flechas.
são sebastião mártir romano santo padroeiro
DUPLO MARTÍRIO
Porém, ele não morre em decorrência das flechadas. Aban­donado no local do martírio, para sangrar até a morte, foi encon­trado vivo à noite, por mulheres cristãs, lideradas por Irene, esposa do mártir Castulo. Elas foram ao lugar da execução para tirar o corpo e dar sepultura a Sebastião. Ao verem que ainda se encontrava vivo, o levaram e cuidaram de suas feridas.
Quando ficou curado, ele se apresentou a Dioceleciano para lhe pedir que deixasse de perseguir os cristãos. Ignorando os pedidos de seu ex-oficial, o imperador ordenou que fosse morto a pauladas e que seu corpo fosse jogado nos esgotos de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos. Uma mulher chamada Luciana, mais tarde canonizada como Santa Luciana, encontrou o seu corpo e o sepultou nas catacumbas. Era o ano de 287 d.C.
EVANGELHO DE HOJE: MATEUS 10,28-33

QUANTAS RECORDAÇÕES BOAS ME TRAZEM  A FESTA DESTE SANTO;POIS, POR SER PADROEIRO DA MINHA CIDADE QUERIDA LIMOEIRO PE; CRESCI VENDO O CARINHO QUE O POVO TEM POR ESTE  MÁRTIR QUE DEU SUA VIDA POR AMOR A CRISTO. ESTE ANO LIMOEIRO CELEBRA SUA 120ª FESTA.
VEJAM NAS FOTOS ABAIXO ALGUNS MOMENTOS DESTA FESTA.






IMPORTANTE: HOJE, TERÇO NA CASA DE LUCIVALDO ÀS 19:00 HS
AMANHÃ DIA 21-01: TERÇO  NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ JD. DOS OLIVEIRAS ÀS 19:00HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário