quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02 DE FEVEREIRO: APRESENTAÇÃO DO SENHOR.



Apresentação do Senhor no Templo

A Festa da Apresentação de Jesus no Templo é também conhecida como festa da Candelária ou festa de Nossa Senhora da Candeia ou Festa da Purificação da Virgem, celebra a humildade de Maria e José, em obedecer aos rituais religiosos da época.
Conforme o costume e a Lei do Puro e Impuro, Maria e José levaram o Menino Jesus para ser apresentado ao Tempo, 40 dias após o parto, para a purificação de Maria. Na Igreja Católica, a apresentação é uma festa celebrada em 2 de fevereiro e é o quarto Mistério Gozoso do Rosário. Neste dia também costuma-se fazer a bênção das velas (candeias) e, em muitas igrejas, é feita uma procissão de velas, antes da missa, como forma de fazer memória a apresentação de Cristo, Luz do mundo, ao Templo.
            Após o Concílio Vaticano II, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da Cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor.
            Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É uma comovente lição de humildade, junto com aquela de pobreza demonstrada no presépio. Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres.


            Vivia em Jerusalém um santo homem chamado Simeão, que com muito fervor esperava pela vinda do Messias. De Deus tinha recebido a promessa de não sair desta vida sem ter visto, com os próprios olhos, o Salvador do mundo. Havia também uma profetisa, de nome Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Vivera 7 anos casada, enviuvara e já estava com 84 anos. Não deixava o templo e servia a Deus dia e noite, jejuando e rezando. Guiados por inspiração divina, vieram ao templo no momento em que os pais de Jesus, O apresentavam ao Senhor, em cumprimento das prescrições legais.
            Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme vossa palavra. Pois meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo!”
            José e Maria ficaram admirados do que dizia do Menino. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: “Eis que este menino veio ao mundo para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e para ser um sinal de contradição – e a ti, uma espada traspassará tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações”.
            Ana tendo vindo ao templo na mesma ocasião, deixou-se derramar em louvores ao Senhor e falava do Menino a todos que esperavam a Redenção de Israel.
            Cumpridas todas as prescrições da lei, José e Maria voltaram para casa.

Reflexão: de Deus vem todo bem para a mãe e para o filho. É justo, pois, que a mãe se apresente na Igreja para pedir a bênção divina.
A mãe cristã sabe que sem assistência e auxílio de Deus, não pode educar os filhos na virtude e no temor de Deus. Reconhecendo esta insuficiência, faz a Deus oferecimento do filho, prometendo ao Senhor ver nele uma propriedade divina, penhor de seu amor, e fazer tudo que estiver ao seu alcance para educá-lo para o céu.

04/02: ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS NSRA DO CARMO  PARA          O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário