quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Dia Litúrgico: Quinta-feira da 18ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 16,13-23)
Não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!
Hoje Jesus proclama afortunado a Pedro pela sua acertada declaração de fé: «Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus então declarou: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu’» (Mt 16,16-17). Nesta saudação Jesus promete a Pedro o primado da sua Igreja; mas pouco depois faz-lhe uma reconvenção por lhe ter manifestado uma ideia demasiado humana e errada do Messias: «Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!». Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!» (Mt 16,22-23).
Devemos agradecer aos evangelistas o fato de nos terem apresentado os primeiros discípulos de Jesus tal como eram: não como personagens idealizados, mas como gente de carne e osso, como nós, com as suas virtudes e os seus defeitos; esta circunstância aproxima-os de nós e ajuda-nos a ver que o aperfeiçoamento na vida cristã é um caminho que todos devemos fazer, pois ninguém nasce ensinado.

09 de Agosto - Dia de Sta Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)


Edith Stein nasceu em Breslávia, no dia 12 de outubro de 1891, de uma família hebréia. Apaixonada pesquisadora da verdade, em aprofundados estudos de filosofia, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus.

Em 1922, recebeu o batismo na Igreja Católica e, em 1933, entrou para o Carmelo de Colônia, chamando-se Teresa Benedita da Cruz.


Morreu mártir pela fé cristã em 9 de agosto de 1942, nos fornos crematórios de Auschwitz, durante a perseguição nazista, oferecendo seu holocausto pelo povo de Israel.

Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou muitos escritos de alta doutrina e de profunda espiritualidade. Foi beatificada por João Paulo II em Colônia, em maio de 1987. Neste momento particular da história do mundo e da Igreja, Edith Stein se apresenta como modelo de mulher engajada no estudo, na evangelização e na contemplação. Colocou a serviço de Deus os seus dons e escreveu vários livros filosóficos e teológicos. O mais importante éA Ciência da Cruz, compêndio da doutrina de São João da Cruz.



Foi canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II e, juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena, é considerada patrona da Europa.

Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!

(O Carmelo... Uma proposta de Vida, Frei Patrício Sciadini, OCD)

IMPORTANTE: SÁBADO DIA 12-08: TERÇO NA MATRIZ ÀS 18:30, E LOGO APÓS SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE Pe. MARX.
Obs: vir com a camiseta do terço

Altar pessoal onde Carlão, membro do nosso Movimento; faz suas orações (Foto abaixo).


ENVIE PARA NÓS,  A  FOTO DO ALTAR DE SUA CASA
 (Seu espaço para oração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário