quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 17ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,44-46)
Vai vender todos os seus bens e compra aquele campo
Hoje, Mateus põe à nossa consideração duas parábolas sobre o Reino dos Céus. O anúncio do Reino é essencial na prédica de Jesus e na esperança do povo eleito. Mas é notório que a natureza desse Reino não era entendida pela maioria. Não a entendia o sinédrio que o condenaram à morte, não a entendiam Pilatos, nem Herodes, também não a entenderam de início os próprios discípulos. Só se encontra uma compreensão como a que Jesus pede ao bom ladrão, cravado junto dele na Cruz, quando lhe diz: «Jesus, Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino» (Lc 23,42). Ambos tinham sido acusados como malfeitores e estavam quase a morrer; mas, por um motivo que desconhecemos, o bom ladrão reconhece Jesus como Rei de um Reino que virá depois daquela terrível morte. Só podia ser um Reino espiritual.

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO - Fundador dos Redentoristas - 1 de Agosto

  

A 27 de Setembro de 1696, em Marianella, Nápoles, Itália, nasceu Afonso Maria de Ligório de quem se profetizou que "viveria longos anos, seria bispo e realizaria grandes obras por Jesus Cristo".
Nápoles viu-o nascer, mas também o viu abandonar uma carreira brilhante de advogado da cidade, depois de uma preparação esmerada em diferentes áreas do saber desde a Música ou pintura até ao Direito. Viu-o abandonar os muitos bens familiares para seguir Jesus Cristo e anunciar o Seu Evangelho.
É ordenado sacerdote em 1726. Tinha então 30 anos, depois de uma grande experiência de serviço aos pobres abandonados.
A 9 de Novembro de 1732 funda a Congregação do Santíssimo Redentor, Missionários Redentoristas, para, segundo a sua intuição, "continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como Ele disse de Si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres.
Em 1762 é ordenado Bispo de Santa Agata Deis Goti.
Depois de uma vida longa dedicada à pregação e à escrita, escreveu 111 livros, para promover a vida cristã em todos os membros da Igreja, sobretudo no povo simples e mais abandonado, morreu em Pagani, Itália, em 1787.
A Igreja considera este homem como um dos seus grandes santos e sábios do século XVIII. Canonizou-o em 1839, propondo-o a toda a comunidade dos baptizados como exemplo de santidade.
Concedeu-lhe o titulo de Doutor da Igreja em 1871, elogiando a sua sabedoria no campo das ciências sagradas.
E ainda o privilegiou com o titulo de Padroeiro dos Moralistas e Confessores em 1950, pela sua reflexão e renovação no campo da Moral.
Santo Afonso Maria propõe-nos uma espiritualidade Cristocêntrica e popular que consiste sobretudo em "Amar Jesus Cristo", e que para amá-lo, é necessário segui-lo. Ao segui-lo unimo-nos com Cristo e com Deus.
Santo Afonso, como Santo e Mestre legou-nos uma herança que persiste viva na Igreja, sobretudo através das comunidades dos Missionários Redentoristas, que ele fundou, para anunciarem a Abundante Redenção aos Homens.
                                                                                                     

 (do Blogue: diegomourao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário