quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 9,57-62)

Segue-me
Hoje, o Evangelho invita-nos a reflexionar, com muita claridade e não com menos insistência, sobre o ponto central da nossa fé: o seguimento radical de Jesus. «Eu te seguirei aonde quer que tu vás» (Lc 9,57). Com que simplicidade a expressão que propõe um cambio total da vida de uma pessoa!: «Segue-me» (Lc 9,59). Palavras do Senhor que não admitem desculpas, demoras, condições, nem traições...

A vida cristã é este seguimento radical de Jesus. Radical, não só porque em toda a sua duração quere estar debaixo da guia do Evangelho (porque compreende, portanto, todo o tempo da nossa vida), mas sim -sobretudo- porque todos os seus aspectos -desde os mais extraordinários até aos mais ordinários- querem ser e hão de ser manifestação do Espírito Santo de Jesus Cristo que nos anima. Efetivamente, desde o Batismo, a nossa já não é a vida de uma pessoa qualquer: levamos a vida de Cristo inserida em nós! Pelo Espírito Santo derramado nos nossos corações, já não somos nós que vivemos, senão que é Cristo que vive em nós. Assim é a vida do cristão, é vida cheia de Cristo, ressume Cristo desde as suas raízes mais profundas: esta é a vida somos chamados a viver.

03 DE OUTUBRO MEMÓRIA DOS PRIMEIROS MÁRTIRES BRASILEIRO

No dia 16 de julho de 1645, cerca de 70 fiéis estavam reunidos na capela de Nossa Senhora das Candeias, perto do Engenho de Cunhaú (a 65 quilômetros de Natal) para a missa. Quando o padre André de Soreval ergueu o Corpo de Cristo para adoração, as portas da igreja foram fechadas e começou um massacre que terminou com todos os fiéis mortos. O ataque, levado a cabo por uma tropa formada por holandeses calvinistas e por índios das etnias tapuia e potiguar, foi comandado por um alemão chamado Jacó Rabe, que estava a serviço dos holandeses, que, na época, dominavam o Nordeste brasileiro.
Meses depois, em 3 de outubro, novo massacre aconteceu. Desta vez o cenário foi o Engenho do Uruaçu, para onde foram levados cerca de 80 católicos aprisionados na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, e em Potengi. Lá, comandados novamente por Jacó Rabe, duas centenas e índios canibais e alguns soldados holandeses se lançaram sobre os fiéis e os mataram com requintes de crueldade. Um deles, Mateus Moreira, teve o coração arrancado pelas costas enquanto exclamava: "Louvado Seja o Santíssimo Sacramento".
Das cerca de 150 vítimas dos dois episódios, 30 foram identificados - dois padres e 28 leigos. Em 5 de março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os 30 mártires, que morreram em razão de sua fé católica. Na ocasião, o Santo Padre lembrou a evangelização do Brasil. “Hoje, uma vez mais, ressoam aquelas palavras de Cristo, evocadas no Evangelho: ‘Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma’ (Mt 10, 28). O sangue de católicos indefesos, muitos deles anônimos crianças, velhos e famílias inteiras servirá de estímulo para fortalecer a fé das novas gerações de brasileiros, lembrando sobretudo o valor da família como autêntica e insubstituível formadora da fé e geradora de valores morais”, disse o papa João Paulo II na missa de beatificação.
O Postulador da Causa de beatificação desses Mártires, Monsenhor Francisco de Assis Pereira (falecido em 2011), disse, pouco antes da beatificação, que "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como autênticos defensores da fé católica".

NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 2012

TEMA:”Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria”

Dia 03/10: Quarta-feira – 19:00h
Local: Casa de D. Rosana (Alemão)
Av. Luiz Ferreira Gil

Dia 04/10: Quinta-feira – 19:00h
Local: Casa do Sr. Joaquim
(Próximo a Vidraçaria Caucaia)

Dia 05/10: Sexta-feira - 19:00h
Local: Casa de Dona Minerva
Praça Nsra Aparecida (vizinha do Carlão)

Dia 06/10: Sábado - 19:00h
Local: Casa de Dona Nena
Praça Nsra Aparecida (vizinha do Carlão)

Dia 07/10: Domingo - 19:00h
Local: Casa de Dona Alzira
(Perto da casa de Dona Zefa da Igreja)

Dia 08/10: Segunda-feira – 19:00h
Local: Casa do Pai da Penha
Rua Zarabatana, 51 (Apache)

Dia 09/10: Terça-feira – 19:00h
Local: Casa do Sr Vagner
Rua Inocêncio Pires de Oliveira

Dia 10/10: Quarta-feira – 19:00h
Local: Casa do Sr Luiz (Pai do Serginho)
Rua Manoel Lopes, 257

Dia 11/10: quinta-feira – 19:00h
Local: Casa de Dona Dé
Entrada do Monte Verde (vizinho do Sr Valdivio)

DIA 12/10: Sexta-feira – DIA DA PADROEIRA DO BRASIL
Procissão às 8:00 da manhã saindo da Praça Nsra Aparecida
Para a Praça da matriz onde teremos Missa Solene

OBS: Todas as famílias que foram visitadas são convidadas
a participarem desta Solenidade do 12 de Outubro.

Terço dos Homens Nsra do Carmo
Paróquia Nsra Imaculada Conceição - Caucaia do Alto

Pároco: Pe. Everaldo Félix

FOTOS ABAIXO, DE NOSSA VISITA NO TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
JARDIM MONTE VERDE / CAUCAIA DO ALTO (02/10/2012)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário