sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Dia Litúrgico: Sexta-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 12,54-59)

Como é que não sabeis avaliar (...) o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo
Hoje, Jesus quer que levantemos os olhos para o céu. Esta manhã, depois de três dias de chuva persistente, o céu apareceu luminoso e claro num dos dias mais esplêndidos deste outono. Vamos entendendo o tema das mudanças do tempo, já que agora os meteorologistas são quase da família. Pelo contrário, custa-nos mais a entender em que tempo estamos ou vivemos: «Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente?». (Lc 12,56). Muitos dos que escutavam Jesus perderam uma oportunidade única na História de toda a Humanidade. Não viram em Jesus o Filho de Deus. Não perceberam o tempo, a hora da salvação.

O Concílio Vaticano II, na Constituição Gaudium et Spes (n. 4), atualiza o Evangelho de hoje: «Pesa sobre a Igreja o dever permanente de escutar a fundo os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho (...)». É preciso, portanto, conhecer e compreender o mundo em que vivemos e as suas esperanças, as suas aspirações, o seu modo de ser, frequentemente dramático.

Quando vemos a história, não nos custa muito assinalar as ocasiões perdidas pela Igreja por não ter descoberto o momento que então se vivia. Mas, Senhor: «Quantas ocasiões não teremos perdido agora por não descobrir os sinais dos tempos ou, o que significa o mesmo, por não viver e iluminar a problemática atual com a luz do Evangelho? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?» (Lc 12,57), continua a recordar-nos hoje Jesus.

Não vivemos num mundo de maldade, ainda que também haja bastante. Deus não abandonou o seu mundo. Como recordava São João da Cruz, habitamos uma terra onde andou o próprio Deus e que ele encheu de formosura. A beata Teresa de Calcutá captou os sinais dos tempos, e o tempo, o nosso tempo, entendeu a beata Teresa de Calcutá. Que ela nos estimule. Não deixemos de olhar para o alto, sem perder de vista a terra.

DESEJAMOS PARA NOSSO IRMÃO EM CRISTO: CLÁUDIO RITA,
MELHORAS, E CONTE SEMPRE COM NOSSAS ORAÇÕES...



DIA 27-10: TERÇO NA CASA DE CLÁUDIO RITA ÀS 18:30
ÀS 20:00HS, JANTAR ITALIANO NO SALÃO PAROQUIAL.

FOTOS ABAIXO, DE NOSSA VISITA À COMUNIDADE NSRA DE FÁTIMA (ÁGUA ESPRAIADA) 13-10-2012










Nenhum comentário:

Postar um comentário