quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Mt 13,47-53



Quinta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum

O Reino dos Céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso? – Sim, Senhor – responderam eles. Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.” Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu.



Comentário

A mentalidade bíblica e seu modo típico de se expressar busca sempre fazer paralelos de situações e provocar contrastes: peixes bons/peixes maus; coisas novas/coisas velhas etc. Porém dos dois termos ou situações que comparam, a força está sempre posta no que é boa notícia de salvação e as imagens negativas (forno aceso, pranto, ranger de dentes...) aparecem somente como um telão de sombra para ressaltar a boa notícia da salvação. Podemos confiar que a rede que nos arrasta nos conduz ao Reino de Deus.

Santo Inácio de Loyola

Vida de Santo Inácio

Íñigo (Inácio) López nasceu na localidade de Loyola, atual município de Azpeitia, próximo a San Sebastian, no País Basco, na Espanha, em 1491. De família rica, o caçula de treze irmãos, decidiu dedicar-se à espiritualidade aos 26 anos, quando abandonou a carreira militar, voltando a estudar para melhor abraçar a vocação descoberta de evangelizador. De 1522 a 1523 escreveu os Exercícios Espirituais, baseados em sua experiência de encontro com Deus, através de reflexões que levam em conta sua própria humanidade. Os Exercícios Espirituais se tornaram, mais tarde, um reconhecido método de evangelização para os católicos.
Em 1534, com mais seis companheiros, entre eles Francisco Xavier, funda a Companhia de Jesus, que recebe a aprovação do Papa Paulo III em 1540, quando Inácio é escolhido para o cargo de superior-geral da ordem.
Os jesuítas se espalharam pelo mundo. No Brasil, tiveram importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial, além de contribuírem decisivamente para o ensino com colégios em diversos pontos do território nacional que hoje integram a Rede Jesuíta de Educação.
Santo Inácio morreu em Roma, em 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Em 1922, o Papa Pio XI declarou Santo Inácio padroeiro de Retiros Espirituais.
DIA: 02/08 VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE SÃO SEBASTIÃO
LOCAL: COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
BAIRRO DA CACHOEIRA
19:00: TERÇO SOLENE COM OS HOMENS DO TERÇO NSRA DO CARMO
 E OS HOMENS DO TERÇO NSRA DAS GRAÇAS.

PARTICIPEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário