terça-feira, 14 de maio de 2013


DIA 14 DE MAIO – TERÇA-FEIRA

SÃO MATIAS - APÓSTOLO

              No capítulo I dos Atos dos Apóstolos vem narrada a eleição desse apóstolo, chamado a recompor o número dos Doze, após a defecção de Judas Iscariotes. Pedro sugeriu o método já posto em prática no Antigo Testamento: tirar a sorte entre dois candidatos. Eram estes José, cognominado o Justo, e Matias. Ambos preenchiam os requisitos para a missão apostólica.
             "É necessário, pois, que, destes homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que nos foi arrebatado, haja um que se torne conosco testemunha de sua ressurreição" (At 1,21-22). Antes de tirar a sorte, os apóstolos pediram: "Mostra, Senhor, qual foi que escolheste" (At 1,25). A sorte recaiu em Matias.
            É conveniente saber que, antes de fazer parte do reduzido grupo dos apóstolos, reunidos à espera de Pentecostes, o escolhido seguiu Jesus desde o começo de sua vida pública, em meio ao grupo dos discípulos cujo número aumentava, e dia após dia foi testemunha da ressurreição. Depois da descida do Espírito Santo, igualmente para o apóstolo Matias teve início a missão de pregar o Evangelho na Judéia. Mas desde esse momento não houve mais notícias a seu respeito.
            A tradição faz chegar até nós a imagem de um ancião, que segura uma alarbada, símbolo de seu martírio. Mas não é certo que tenha morrido mártir, assim como não se pode comprovar que haja morrido em Jerusalém ou que Santa Helena tenha levado suas relíquias a Tréveris, na Alemanha, sob a guarda da abadia que traz o seu nome.
           De acordo com Nicéforo, Matias primeiro pregou o Evangelho na Judéia, seguindo para a  Etiópia e, posteriormente, se dirigiu para região da  Cólquida (agora conhecida como  GeórgiaCaucasiana), onde foi crucificado. Um marco localizado nas ruínas da fortaleza romana de Gônio, atual  Apsaros, nas modernas regiões georgianas de Adjara indicam que Matias estará sepultado naquele lugar.
         A  Sinopse de Doroteu contém esta tradição:
"Matthias in interiore Æthiopia, ubi Hyssus maris portus et Phasis fluvius est, hominibus barbaris et carnivoris praedicavit Evangelium. Mortuus est autem in Sebastopoli, ibique prope templum Solis sepultus".
Cuja tradução é:
"Matias pregou o Evangelho aos bárbaros e canibais no interior da Etiópia, onde a Baía de Hyssus se encontra, na foz do  Rio Fásis. Ele faleceu em Sebastópolis e está sepultado aqui, próximo ao Templo do Sol".
           Um trecho dos Atos Coptas de André e Matias localiza sua atividade similarmente na "Cidade dos Canibais", na Etiópia. Alternativamente, outra tradição, menos confiável, menciona que Matias foi enterrado em  Jerusalém pelos judeus, onde teria sido decapitado.
           Já a tradição, narrada por Santo Hipólito de Roma, informa que Matias teria morrido em idade avançada em Jerusalém.

Evangelho do dia – João 15,9-17

Ninguém tem amor maior! (Jo 15,9-17)
Pobre palavra, o “amor”! Como tem sido traída, adulterada, corrompida! Chama-se de amor a posse, a dominação do outro, o abuso da mulher, a sedução por interesse. Ora, amor é exatamente o contrário: é sair de si, abrir mão de seus interesses e comodidades, visar ao bem do outro e, se necessário, dar a própria vida por ele.
Este é exatamente o exemplo dado por Jesus para retratar o “amor maior”: Dar a vida pelo amigo! E, como sempre, Jesus não se limita a repetir lições verbais: ele vive o que ensina. No Calvário, deu-nos a lição magistral de que é possível amar a esse ponto!
A história da Igreja é a relação de notáveis homens e mulheres que seguiram o exemplo do Mestre. No Séc. XX, podemos lembrar duas personagens bem conhecidas: Gianna Beretta Molla e Maximiliano Kolbe, ambos elevados aos altares como exemplo de amor cristão.
Ela é uma mulher italiana, casada, mãe e médica; está grávida mais uma vez e tem o diagnóstico de um câncer no útero. Os médicos acenam com a possibilidade de uma cirurgia urgente, o que significaria interromper a gravidez e levar o feto à morte. Ela prefere dar ao filho a oportunidade de nascer. Com o progresso da doença, ela viria a falecer pouco depois do parto.
Ele foi um frade polonês, missionário no Japão, apóstolo da imprensa católica, fundador da Milícia da Imaculada. Preso pelos nazistas, vê um companheiro de campo de concentração que chorava ao ser sorteado para a execução, lamentando a sorte de sua família. Padre Maximiliano se oferece para morrer em seu lugar, e sua oferta é aceita. No dia de sua canonização, em Roma, um dos presentes era o companheiro que havia sobrevivido.
O cristão é capaz desse amor. Para isso é portador do Espírito Santo. Pais que trabalham pesado para sustentar a família. Mães que não fogem da sagrada missão da maternidade. Jovens que se dedicam aos estudos para, mais tarde, servirem aos necessitados. Moças que abrem mão do sonho de ter uma família para se consagrarem aos pobres na vida religiosa. Casais que adotam órfãos. Comunidades que se dedicam aos marginalizados do sistema. Todos estes são caminhos possíveis, a exemplo de Cristo, que sofre por amor.
Vivo como quem ama? Ou continuo preso aos meus próprios interesses?
Orai sem cessar: “Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre!” (Sl 41)

LEMBRETE AOS HOMENS DO TERÇO....
DIA 15/05/2013:ENSAIO DOS CÂNTICOS PARA CANTATA MARIANA
LOCAL: SALÃO PAROQUIAL
HORÁRIO: 19:30


Nenhum comentário:

Postar um comentário