segunda-feira, 1 de julho de 2013

EVANGELHO DO DIA; HOMILIA DO PAPA.


EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mt 8,18-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18 vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19 Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21 Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22 Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.





"Rezar é se dirigir ao Senhor com coragem e insistência", disse Francisco



Cidade do Vaticano (RV) – Devemos rezar com coragem e insistência ao Senhor, pedindo, assim como fez Abraão: foi o que afirmou esta manhã o Papa Francisco na missa celebrada na capela da Casa Santa Marta.

O Papa desenvolveu a sua homilia partindo da primeira leitura e observou que Abraão fala com coragem e insistência ao Senhor para defender Sodoma da destruição. A Bíblia nos ensina que “a oração deve ser corajosa”:

“Quando nós falamos de coragem, pensamos sempre na coragem apostólica, para pregar o Evangelho... mas há também a coragem diante do Senhor”, explicou.

Francisco disse que é até um pouco “engraçado” ver Abraão que fala com o Senhor de uma maneira especial, com aquela coragem, e alguém pode ficar em dúvida se é um homem que reza ou um comerciante que negocia para abaixar o preço.

“Mas é com esta coragem, com esta insistência que se vai avante”, continuou o Papa, recordando que pedir uma coisa ao Senhor não é oração.

“Quem quer uma graça do Senhor, deve pedir com coragem e fazer o que fez Abraão. O próprio Jesus nos ensina isso, quando elogia a mulher sírio-fenícia que, insistentemente, pede a cura para sua filha. Pedir com insistência, mesmo que seja cansativo, é a atitude da oração.”

O Papa citou Santa Teresa, que “fala da oração como uma negociar com o Senhor, e isso só é possível se existe familiaridade com Ele”.

Nessa negociação, acrescentou Francisco, é preciso fazer como Abraão, que tenta convencer o Senhor com suas próprias virtudes. “Rezar é louvar o Senhor nas coisas belas que tem e pedir-Lhe essas mesmas coisas para nós.”

E conclui dizendo que gostaria que hoje todos nós reservássemos cinco minutos, “não mais que isso”, para recitar lentamente o Salmo 102”: “Rezá-lo inteiro e, assim, aprenderemos as coisas que devemos dizer ao Senhor quando pedimos uma graça. Prossigamos na oração, corajosos, e com esses argumentos que vêm do coração de Deus”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário