segunda-feira, 8 de setembro de 2014

       FESTA DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORANatividade de Maria


A Natividade de Nossa Senhora é celebrada pelos cristãos do Oriente desde o início do cristianismo.  Já no Ocidente, ela passou a constar do calendário litúrgico a partir do século VII.  Neste ano, será celebrada no dia 08 de setembro.


Celebrar a natividade de Maria é, em um sentido bastante humano, celebrar a festa de seu aniversário.  E como gostamos de celebrar o aniversário daqueles que nos são queridos!...  Maria nasceu de uma forma humana como cada um de nós: fruto do amor entre um homem e uma mulher, viveu em família e como toda jovem de seu tempo, um dia sonhou em casar-se e constituir sua própria família.

Uma vida normal, que talvez seguisse anônima se não fosse a sua aceitação total à vontade de Seu Senhor.  Maria, escolhida por Deus para ser mãe de seu Filho que encarnaria para a salvação da humanidade, recebe esta escolha, não sem antes questionar – o questionamento próprio da natureza humana – mas profundamente aberta ao caminho que o Pai passava a lhe mostrar.

Por isso tudo, celebrar a natividade de Nossa Senhora é celebrar um marco fundamental da história da salvação. Peça fundamental nessa história, Maria é a intercessão que ligará a Trindade à humanidade.  Através de seu corpo, por Deus preparado livre do pecado, Jesus vem ao mundo e nele realiza seu mistério salvífico. 

Que essa festa nos faça relembrar essa história tão especialcom os olhos agradecidosdiante daquela que soube dizer sim e, através disso, tornar-se mãe não somente de Jesus, mas de toda a humanidade.

Oração pelo nascimento de Maria:
Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Texto Bíblico sugerido:  Mt 1, 1-16.18-23

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Mt 1,1-16.18-23


Segunda-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu
povo de seus pecados”. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco.
__________________________________________________________________

Comentário


Maria foi recebida por José graças ao que Deus lhe havia falado em sonhos. É que a ela, a mulher da sabedoria de coração, José iria poder conhecer assim e não confiando somente na inteligência. Deus se comunica conosco quando renunciamos a entendê-lo de todo e ao querer saber os "comos” e os "porquês” do que ele faz.... Maria soube disso desde pequena e aprendeu a viver aparentemente abandonada, mas atenta, para ouvir a voz de Deus. E José, que ia viver a seu lado, teve que aprender o mesmo também.

         ANIVERSÁRIO DE NOSSA SENHORA 
E DO MOVIMENTO MARIANO À ELA DEDICADO

           TERÇO DOS HOMENS

Origem do Terço dos Homens

Origem do Terço dos Homens

Breve Histórico

O Terço (Rosário) dos Homens teve o seu início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE. idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 (duzentos e vinte) homens, tendo ainda hoje uma média de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (Seu Tutu ainda vivo), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o Terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió - AL. um grupo de homens, que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PE. e através dos esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades.


No ano de 2003, o referido Padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza - CE., onde foi lançado na Par. Nossa Sra. da Glória na Cidade dos Funciona- rios, no dia 18 / 11 / 2003 tendo a partir desta data, graças a colaboração de alguns membros participantes, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site www.tercodoshomens.com.br que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo.

Hoje, o Terço (Rosário) dos Homens já rompeu fronteiras, esta implantado em Cuba, EUA e acreditamos que em outros países devido ao grande número de downloads do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) que são baixados semanalmente do site. (média de 50 a 60).

Finalmente os pedidos de Nossa Senhora de Lourdes, Fátima e Medjugorje começaram a serem atendidos e, estão congregando uma grande quantidade de homens, homens estes que viviam afastados da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário