quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Lc 7,31-35


Quarta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum

A quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham? São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo: Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes. Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos. Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.




Comentário

Jesus extrai dos jogos das crianças uma preciosa imagem para uma parábola: Deus seria como um tocador de flauta que anima a dança de seu povo, mas este, surdo a sua melodia, mantém-se imóvel colocando mil pretextos para não lhe obedecer. A comparação entre Jesus e o Batista apaga de uma vez qualquer imagem distante ou solene do Filho de Deus feito homem: é alguém da nossa condição, que se alegra com a comida ou com a bebida e em quem a gente de má fama (e que outra coisa somos nós?) encontra sempre acolhida.

Você sabe porque setembro é o Mês da Bíblia?



 O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos idéia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário