sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Lc 12,1-7



Sexta-feira na 28ª Semana do Tempo Comum

Jesus começou a dizer a seus discípulos: "Guardai-vos do fermento dos fariseus,
que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. Eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no
inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a esse. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. [...] Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais”.



Comentário

O fermento dos fariseus é esse elemento que fecha, divide e incapacita para comerem juntos. Ao contrário, os discípulos, e a Igreja que eles representam, devem ser fermento de fraternidade aberta e universal. O fermento é o elemento que sustenta a continuidade, um pedaço da massa de hoje fermenta a de amanhã, e assim sucessivamente. A comunidade cristã é massa nova e fermento do Reino que começa. 

17 de Outubro - Santo Inácio de Antioquia

Inácio, “o teóforo” (aquele que conduz a Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado), bispo do coração ardente (Inácio — Ignatius — quer dizer precisamente “fogo”) —, ficou na memória dos cristãos de todos os tempos por causa das inusitadas expressões de amor dirigidas a Cristo e à Igreja, as quais se lêem nas cartas escritas durante a viagem que, de Antioquia, devia levá-lo a Roma, para ser dado como pasto às feras — vítima ilustre da perseguição de Trajano.

Inácio ocupava desde o ano 79 a sede episcopal de Antioquia — a metrópole síria, terceira em ordem de grandeza no vasto Império Romano —, e o historiador Eusébio de Cesaréia o tem na conta de sucessor imediato de são Pedro.

Informa-nos de que “Inácio foi mandado da Síria a Roma para ser lançado como alimento às feras, por causa do testemunho dado por ele de Cristo. Realizando sua viagem pela Ásia, sob a custódia rígida de uma guarda numerosa, nas cidades onde parava, ia consolidando as igrejas com pregações e admoestações...”

De Esmirna, onde era bispo seu jovem amigo Policarpo, escreveu às igrejas de Éfeso, Magnésia e Tralli, confiando as cartas aos respectivos bispos — Onésimo, Dama e Políbio —, que haviam acorrido a fim de o encontrar para uma última saudação. 

Chegado a Trôade, Inácio escreveu outras cartas, entre as quais uma a Policarpo, para confiar-lhe seus fiéis de Antioquia, a fim de que a grei não ficasse muito tempo sem pastor: “Onde está o bispo, aí esteja a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja católica”.
Esta última expressão, destinada a passar para a história, parece ter sido cunhada por ele, juntamente com a palavra “cristianismo”.

A viagem, depois da travessia de Durazo a Bríndisi, prosseguiu pela via Ápia até Roma, onde terminou seus dias no anfiteatro, devorado pelas feras, apesar de a comunidade cristã ter-se empenhado em poupar-lhe a pena capital. Mas ele desejava ardentemente o martírio: “Deixai-me ser alimento das feras, pelas quais me será dado desfrutar Deus. Eu sou o trigo de Deus: é preciso que ele seja triturado pelos dentes das feras a fim de ser considerado puro pão de Cristo”.

Para não ser incômodo a ninguém, almejava encontrar sepultura no ventre de alguma fera esfaimada. É provável que os fiéis tenham conseguido subtrair os restos de seu corpo martirizado até o extremo ultraje, pois desde a Antiguidade os cristãos de Antioquia veneram seu sepulcro, situado às portas da cidade, e celebram sua memória em 17 de outubro (dia adotado no novo calendário em lugar de 1º de fevereiro).


ORAÇÃO COLECTA
Deus eterno e omnipotente, que pelo testemunho dos santos mártires honrais todo o corpo da Igreja, concedei que o glorioso martírio de Santo Inácio de Antioquia que hoje celebramos, assim como mereceu para ele a glória eterna, seja também para nós um auxílio permanente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Festa da Padroeira do Brasil: Devoção, homenagens e movimento

foto2_2
Quase 200 mil visitantes passaram pela Casa da Mãe Aparecida, segundo contagem realizada pelo Departamento de Segurança do Santuário Nacional, no feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil.
O Santuário Nacional acolheu mais de 97 mil romeiros no sábado (11) e 195 mil romeiros no domingo (12), totalizando mais de 292 mil pessoas no apenas no final de semana.
O ponto alto das festividades aconteceu durante a Missa Solene das 9h, no Altar Central, presidida pelo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.
Ao longo do dia, os romeiros puderam participar da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, missas, procissões e shows.
Em entrevista no programa Bem Vindo Romeiro da TV Aparecida, o reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio falou sobre o grande fluxo de romeiros, que compareceram em grande número também nos dias da Novena preparatória.
“Eu avalio a Novena pela emoção que nós sentimos e por tantas que pessoas que sentiram Nossa Senhora falando ao coração”.
Padre Domingos destacou a solidariedade dos romeiros que fizeram seu gesto concreto e ofertaram alimentos durante o novenário.
viva_nossa_senhora_aparecida
FOTOS ABAIXO DOS MELHORES MOMENTOS DA FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL NA PAROQUIA N SRA IMACULADA CONCEIÇÃO CAUCAIA DO ALTO - COTIA / SP.
































OBRIGADO À TODOS QUE DIRETO E INDIRETAMENTE COLABORARAM PARA QUE ESTA LINDA FESTA ACONTECESSE EM NOSSA PARÓQUIA, E DE MODO ESPECIAL À TODOS OS HOMENS DO TERÇO: N. SRA DO CARMO E N. SRA DAS GRAÇAS E SEUS FAMILIARES.
QUE À MÃE APARECIDA ABENÇOE À TODOS COM GRAÇAS E BENÇÃOS EM SUAS VIDAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário