quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Lc 12,39-48


Quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

Soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.” Disse-lhe Pedro: "Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”. O Senhor replicou: "Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! Em verdade vos digo: lhe confiará todos os seus bens. [...] Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis, será açoitado com poucos golpes. [...]





Comentário

Dentre as muitas declarações de felicidade que vão aparecendo ao longo do evangelho, está a de hoje: Feliz a quem seu amo encontra cumprindo seu dever. Nos enche de esperança, porque não pede nada heroico nem extraordinário. É somente viver a vida cotidiana de modo simples, fazendo o que temos que fazer, realizando essas tarefas monótonas que vão tecendo nosso dia como filhos que confiam em seu Pai, como irmãos que cuidam de seus irmãos, com a segurança de que Alguém está vindo sempre a nosso encontro para nos revelar seu amor.


Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
 
A missão é parte constitutiva da identidade da Igreja, chamada pelo Senhor a evangelizar todos os povos. Sua razão de ser e agir como fermento e como alma da sociedade, que deve renovar-se em Cristo e transformar-se em família de Deus. Por isso, a missão que se realiza deve, antes de tudo, animar a vocação missionária dos cristãos, fortalecer as raízes de sua fé e despertar sua responsabilidade para que todas as comunidades cristãs ponham-se em estado de missão permanente. Trata-se de despertar, nos cristãos, a alegria e a fecundidade de serem discípulos de Jesus Cristo, celebrando com verdadeiro gozo o “estar-com-Ele” e o “amar-com-Ele” para serem enviados para a missão.

A missão nos leva a viver o encontro com Jesus num dinamismo de conversão pessoal, pastoral e eclesial, capaz de impulsionar os batizados à santidade e ao apostolado, e de atrair os que abandonaram a Igreja, os que estão distantes do influxo do Evangelho e os que ainda não experimentaram o dom da fé.
Outubro é o Mês das Missões, um dos meses temáticos do ano, como os dois últimos, agosto e setembro. Outubro é um tempo forte para se intensificar as orações e os trabalhos de missão. A dimensão missionária é a mais profunda identidade da Igreja. Ela existe para continuar a missão de Cristo aqui na terra.
No primeiro dia do mês, a Igreja celebrou o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Uma santa doutora da Igreja que faleceu aos 24 anos, no convento, é conhecida por ser uma santa com vida simples, sem feitos extraordinários. Por ser a padroeira das missões, o exemplo da vida de Santa Terezinha faz com que todos os cristãos se sintam compromissados com a evangelização, em levar a Palavra de Deus a todos os lugares e a todas as pessoas.
A intenção em outubro é promover uma conscientização para lembrar os fiéis cristãos da missão de cada um. Os religiosos, religiosas, sacerdotes, membros de novas comunidades são missionários e assim denominados, mas os leigos também têm o dever de evangelizar. Devido a este caráter missionário da Igreja, no Brasil este ano temos como tema do mês missionário: “Missão para libertar” e lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). “A Missão do Messias vem do Deus da vida e, por isso, traz libertação para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma Missão”.
O objetivo é criar comunhão entre os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso. Todas as famílias e comunidades são convidadas a viver com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras. Conforme o apelo do Papa Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80).
Façamos a oração do mês missionário:
Pai de bondade, nós te agradecemos pelo teu Filho Jesus enviado para dar vida plena a toda criatura. Dá-nos teu Espírito para que, libertos do egoísmo e do medo, lutemos com coragem contra toda forma de escravidão. Como Igreja missionária, renovamos nosso compromisso de anunciar o Evangelho em toda parte. E, com a intercessão de Maria, alcançar a libertação prometida. Amém!


Católicos celebram primeira festa litúrgica de São João Paulo II



Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-09-2014, Gaudium PressO decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que estabelece as datas designadas para as Festas Litúrgicas de São João XXIII e São João Paulo II foi divulgado pelo diário vaticano L'Osservatore Romano no dia 12 de setembro. As celebrações designadas para os dias 11 de outubro (São João XXIII) e 22 de outubro (São João Paulo II), não tem caráter de "memória obrigatória", e portanto serão incluídas na Missa pelos sacerdotes que assim o desejarem.
As festas, de memória facultativa, foram inscritas no Calendário romano geral e podem ser celebradas em todo o mundo.jpg
As festas, de memória facultativa, foram inscritas no Calendário romano
geral e podem ser celebradas em todo o mundo.
Foto: Aleteia Image Department.
"O Papa Francisco, tendo em conta os inumeráveis pedidos que chegam de todas as partes do mundo", anunciou o diário vaticano, "dispôs por meio de um decreto, que as celebrações das festas litúrgicas dos Santos Pontífices João XXIII e João Paulo II sejam inscritas no Calendário romano geral -a primeira no dia 11 e a segunda no dia 22 de outubro- com o grau de memória facultativa".
O informativo publicou o texto do decreto original do Dicastério em latim e italiano, da mesma forma que os textos litúrgicos para as Missas nestas memórias. A Eucaristia em memória de São João Paulo II já havia sido estabelecida desde 2011, ano de sua beatificação. Até este momento a memória do Santo Papa polonês havia sido inscrita no calendário da Diocese de Roma e de todas as Dioceses da Polônia, sendo necessário que cada uma das Conferências Episcopais que quisessem celebrar sua festa pedissem autorização à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Os Bispos podiam pedi-la também de forma particular para sua Diocese e os Superiores Gerais, para sua família religiosa.
Da mesma maneira, a inclusão no Calendário romano geral torna possível a dedicação de templos em todo o mundo, já que o decreto que estabeleceu a festa do então Beato João Paulo II havia restringido essa possibilidade aos lugares onde a memória esteve inscrita no calendário particular ou aqueles onde se pediu autorização especial à Santa Sé. (GPE/EPC)
 
Pela primeira vez após a canonização, a Igreja em todo o mundo celebra nesta quarta-feira (22) a festa litúrgica de São João Paulo II. No Brasil, diversas paróquias dedicadas ao santo realizam novenas preparatórias e festejos solenes. A primeira do país a adotá-lo como padroeiro, em Juiz de Fora (Zona da Mata mineira), terá programação especial.
Foto de: Divulgação
Imagem de João Paulo II em Juiz de Fora
Imagem de São João Paulo II
na paróquia de Juiz de Fora.
A paróquia localizada no bairro Nova Era foi instalada há exatos três anos, em 22 de outubro de 2011, data em que já se celebrava a memória do então beato João Paulo II.
Para festejar o padroeiro e o aniversário de instalação, os fiéis começarão cedo as homenagens, com alvorada às 6h00 e santa missa às 7h. Em seguida, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 9h, Terço da Divina Misericórdia.
Abrindo a tarde, haverá oração do Ângelus ao meio-dia, enquanto às 15h será realizada Hora Santa. Para as 18h está programado Terço e, para finalizar a programação festiva, haverá missa solene às 19h30.
A Matriz da paróquia fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro, 30 – Nova Era.
Memória - O papa peregrino foi canonizado em 27 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, e em setembro a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos decretou a data de 22 de outubro para a memória não obrigatória, ou seja, pode ser inserida na missa pelos sacerdotes que assim o desejarem.

Oração a São João Paulo II

Ó São João Paulo,
da janela do céu,
dá-nos a tua bênção!
 
Abençoa a Igreja,
que tu amaste, serviste e guiaste,
incentivando-a a caminhar corajosamente
pelos caminhos do mundo,
para levar Jesus a todos
e todos a Jesus!
 
Abençoa os jovens,
que também foram tua grande paixão.
Ajuda-os a voltar a sonhar,
voltar a dirigir o olhar ao alto
para encontrar a luz que
ilumina os caminhos da vida na terra.
 
Abençoa as famílias,
abençoa cada família!
Tu percebeste a ação de Satanás
contra esta preciosa e indispensável
faísca do céu que Deus
acendeu sobre a terra.
 
São João Paulo,
com a tua intercessão,
protege as famílias
e cada vida que nasce
dentro da família.
 
Roga pelo mundo inteiro,
ainda marcado por tensões,
guerras e injustiças.
Tu te opuseste à guerra,
invocando o diálogo e semeando o amor;
roga por nós,
para que sejamos incansáveis
semeadores de paz.
 
Ó São João Paulo,
da janela do céu,
onde te vemos junto a Maria,
faz descer sobre todos nós
a bênção de Deus!
 
Amém.
 
(Cardeal Angelo Comastri)


Nenhum comentário:

Postar um comentário