sexta-feira, 6 de julho de 2012

06 de Julho Dia de Santa Maria Goretti -Padroeira das Adolescentes e da Castidade.
Santa Maria Goretti foi uma virgemmártir, com muitos milagres após a morte. Ela nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, Itália , filha de um fazendeiro, Luiggi Goretti que mudou-se com a família para Ferriere di Conca, perto de Anzio.

No dia 16 de julho de 1902 Maria estava sentada no degrau de sua casa remendando uma camisa, quando Alexandre Serenelli, filho do sócio de seu pai arrasou Maria para dentro e enquanto ele gritava e se debatia, ele rasgava as suas roupas tentava asfixia-la, apertando o seu pescoço. Ela debateu-se e ele a ameaçou com uma faca, e ela continuou a gritar que preferia morrer a perdeu sua virgindade, então ele a esfaqueou repetidamente nas costas e depois correu. Ela foi levada para o hospital mas estava claro que ela não iria sobreviver. Nas sua ultimas horas de vida ela perdoou o seu assassino. Ela morreu no mesmo dia do ataque.

 Alexandre foi sentenciado a 38 anos de cadeia. Uma noite ele experimentou uma visão de Maria Goretti apanhando flores e oferendo-as a ele e dai em diante ele experimentou uma mudança de personalidade e do modo de ver vida e pediu repetidamente o perdão a mãe de Goretti. No natal de 1937 Alexandre e a mãe de Maria Goretti, receberam a comunhão um ao lado do outro, atendendo, segundo a tradição, a visões que ambos tiveram, de que Santa Maria Goretti havia feito um pedido a eles em aparições separadas. Ele tem sido citado como um exemplo pelos advogados da abolição da pena de morte. 

Em 1947, Santa Maria Goretti foi beatificada pelo Papa Pio XII, que apareceu no "Balcão de São Pedro" com a mãe de Maria, três das suas irmãs e irmãos. Em 1950 ela foi canonizada pela sua pureza e uma grande multidão compareceu a cerimonia. Alexandre estava ainda vivo e compareceu a cerimonia. Na época de sua canonização já haviam sido verificados e certificados cerca de 40 milagres resultados de sua intercessão.

Maria Goretti é padroeira das adolescentes, da castidade e das "Filhas de Maria."


MÊS DE JULHO
MARIA DO CARMELO
Falar do mês de Julho é falar de Carmelo e daquela que lhe deu o ser e mantém vivo e pujante na Igreja. Carmelo é igual a MARIA. O carmelita exulta de alegria ao contemplar o mistério de Maria e rejubila ao pensar no amor, devoção e fervor dos Santos Doutores do Carmelo que aprofundaram amorosamente nesse mistério. Eles são místicos de muita oração, de alta contemplação e de uma forte experiência de Maria, não só na sua vida pessoal mas também da experiência da presença de Nossa Senhora na vida cristã.
Teresa de Jesus, João da Cruz e Teresa do Menino Jesus, três santos, três carmelitas, três escritores, três poetas, três doutores da Igreja e três enamorados da Santíssima Virgem.
Daqui podemos concluir: o carmelita ou é um enamorado de Maria ou não está vivificado por este carisma destes três santos doutores do Carmelo.
Nenhum deles nos deixou uma mariologia, nem sequer o teólogo espiritual João da Cruz, mas todos eles nos deixaram a sua vivência, a sua experiência e doutrina, tudo isto informado pela presença de Nossa Senhora.
Para o Carmelo, Maria não só é a Mãe mas, e principalmente, a Irmã. Isto justifica que os Carmelitas sejam conhecidos e reconhecidos pela Igreja, como Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Uma vez que o Carmelita deve viver em “obséquio de Jesus Cristo”, ninguém como Maria viveu este ideal. Ela aparece na História Sagrada em função do Messias e toda a sua vida está centrada em Jesus Cristo. José cumpriu a sua missão e desapareceu. Jesus entra na maior idade e Maria continua presente. E continuará presente até ao fim dos séculos como Mãe da Igreja, Corpo de Cristo. Maria é a nossa irmã maior. João da Cruz vê nela o exemplar do autêntico Carmelita. Não lhe dedicou nenhuma obra, mas esta frase que lhe aplica diz tudo o que de mais sublime se lhe pode atribuir: “Eram assim as [obras e orações] da gloriosíssima Virgem Nossa Senhora, a qual, estando desde o princípio elevada a este alto estado, nunca teve gravada na sua alma forma alguma de criatura, nem se moveu por ela, mas foi sempre movida pelo Espírito Santo” (3S 2, 10).
Para além destes três Santos Doutores existe no Carmelo uma plêiade de santos e beatos que seguiram os seus passos, imitaram os seus exemplos e deixaram também o testemunho de um grande amor a Maria.
Podemos concluir: o Carmelo, pela sua origem, tradição, experiência e doutrina bebeu das fontes na sua totalidade marianas.
Ele enraíza-se no culto a Maria. “Junto à fonte de Elias”, os Carmelitas construíram o seu convento e, no centro deste, levantaram uma capela dedicada a Nossa Senhora onde lhe prestaram culto. Com a vinda para a Europa o culto não desapareceu, pelo contrário, foi em crescendo. Com a deslocação para a Europa a Ordem depara-se com uma situação bem complicada. Estava em causa a sua subsistência. O Geral da Ordem, sem saber que fazer, tem a feliz ideia de colocar a Ordem nas mãos de Maria, uma vez que a Ordem era dela. Segundo reza a tradição ele faz a seguinte oração: “Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar”. Maria responde com a doação do Escapulário como sinal de proteção.
P. Jeremias Carlos Vechina OCD
AMANHÃ DIA 07-07-2012: TERÇO NA COMUNIDADE NSRA DAS BROTAS
HORÁRIO: 19:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário