quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Mt 22,1-14



Quinta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum

O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos. Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não trazia a veste nupcial. Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.



Comentário

Um dos caminhos que as parábolas abrem diante de nós é o de encontrar os novos nomes que nos oferece o evangelho. E o que hoje encontramos é que somos gente "convidada para um banquete”. Não nos são pedidos nenhuma exigência, mérito ou esforço especial: o convite parte do Rei, foi ele quem decidiu convidar-nos, quem pronunciou nossos nomes e mandou buscar-nos no lugar em que nos encontramos. Nossa única resposta será concordar em nos sentarmos à sua mesa, cheios de gratidão e alegria.

DIA DE SÃO PIO X

São Pio X nasceu Giuseppe Melchiorre Sarto, em 2 de Junho de 1835, no distrito de Riese, na Itália. Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canônico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 1884 foi elevado Bispo de Mântua, sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903, com 55 dos 60 votos possíveis no conclave. Seu pontificado decorreu até a data da sua morte, em 20 de Agosto de 1914. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–72).

O lema adotado em seu pontificado foi "Renovar todas as coisas em Cristo" (“Instaurare omnia in Christo”), expresso na sua encíclica Ad Diem Illum. Por esta razão, corrigiu tudo aquilo que seguia longe dos preceitos deixados por Cristo. No entanto, manteve seu jeito simples de ser e gostava de se definir como “um pobre vigário da roça”.

São Pio X foi responsável por grandes reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica, facilitando a participação popular na Eucaristia. Foi um Papa pastoral, encorajando estilos de vida que refletissem os valores cristãos. Permitiu a prática da comunhão eucarística frequente e incentivou o acesso das crianças à Eucaristia, a partir da chamada idade da razão. Promoveu ainda o estudo do canto gregoriano e do catecismo. Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canônico, promulgado em 1917 após a sua morte.

Foi o único Papa do século XX a ter tido extensa experiência pastoral em nível paroquial. Favoreceu o uso de termos populares de cada região no ensino da catequese. Seu estilo direto marcado pelas denúncias de atropelos à dignidade humana não lhe trouxeram grande apoio por parte das sociedades aristocráticas europeias na época pré-Primeira Guerra Mundial.

Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade. Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954, por Pio XII. A Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia 21 de Agosto. Atualmente é o patrono dos peregrinos enfermos e é considerado como um dos maiores Papas do século XX, ao lado de João Paulo II.


ORAÇÃO DE SÃO PIO X

Ó Santo Pontífice, fiel servo do Senhor, fiel e humilde discípulo do divino Mestre. Na dor e na alegria, nos trabalhos e nas solicitudes, experimentado pastor do rebanho de Cristo, volvei o vosso olhar sobre nós. 
Árduos são os tempos em que vivemos. Duras as fadigas que de nós exigem. A Esposa de Cristo, confiada aos vossos cuidados, está de novo em angústias terríveis. Os vossos filhos se vêem ameaçados por inúmeros perigos na alma e no corpo. 
O espírito do mundo, qual leão enfurecido, rodeia-nos buscando a quem devorar. Não poucos caem nas suas garras. Têm olhos e não vêem. Têm ouvidos e não ouvem.  Fecham os olhos à luz da eterna verdade, preferindo dar ouvidos às vozes que insinuam mensagens enganadoras. 
Vós que fostes na terra grande animador e guia do povo de Deus, sede auxílio e intercessor nosso e de todos os que se professam seguidores de Cristo. 
Vós, cujo coração se rompeu quando o mundo se precipitou em sanguinolenta luta, socorrei a humanidade, a cristandade, exposta presentemente a semelhantes abalos. 
Obtende-nos da misericórdia divina o dom da paz duradoura e, como aproximação, o retorno dos espíritos àquele sentido de fraternidade, que somente pode dar aos homens e as nações a justiça e a concórdia desejadas por Deus. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário