quinta-feira, 10 de abril de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 8,51-59


5ª Semana da Quaresma

"Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte.” Disseram-lhe os judeus: "Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte... És acaso maior do que nosso pai Abraão?” [...] Respondeu Jesus: "Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria”. [...]

Comentário

O que pode significar que Abraão viu o dia de Cristo, e se encheu de alegria? Referir-se-á à alegria de Abraão diante do dom da aliança que Deus lhe oferecia? O sinal que recebeu não foi uma luz que fizesse desaparecer toda dúvida, mas um filho nascido em sua velhice. Abraão conviveu com a prova de uma morte sem descendência, mas se apoiou na palavra de Deus e acreditou que os gestos de vida, até aquele momento estéril, se tornariam fecundos: sua confiança estava antecipando a páscoa de Cristo, a passagem da morte para a vida. E isso o encheu de alegria.

PARTICIPEM!
ENCENAÇÃO DA VIA SACRA NA PAROQUIA 
NSRA IMACULADA CONCEIÇÃO /CAUCAIA DO ALTO

DOMINGO: DIA 13/04
HORÁRIO:19:00 hs
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ DE CAUCAIA

REALIZAÇÃO: TERÇO DOS HOMENS NSRA DO CARMO 
APOIO: Pe. EVERALDO FÉLIX




Nenhum comentário:

Postar um comentário