segunda-feira, 28 de abril de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 3,1-8


Segunda Semana do Tempo Pascal

Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: "Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele”. Jesus replicou-lhe: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: "Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?”. Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus”. [...]

_________________________________________________________________

Comentário


Nascer do Espírito é estar disposto a pautar a vida pela Lei do Amor. Diante de uma cultura que prega o pagar o mal com o mal, a guardar ódio no coração contra os que me ofendem, tenho de "morrer” para as atitudes de quem não acredita em Deus e "renascer” para a novidade do Evangelho. Ela me manda não guardar rancor, acalentar pensamentos positivos para com meus irmãos, perdoar a quem me procura pedindo desculpas e ser humilde para correr a fazer o mesmo a meu irmão a quem tenha ofendido. Ensina-me a não ter preconceitos contra ninguém, pois todos são feitos à imagem de Deus.

Papa Francisco canoniza João Paulo II e João XXIII

João Paulo II e João XXIII foram inscritos no livro dos santos na manhã deste domingo, 27, festa da Divina Misericórdia


São João Paulo II e São João XXIII. Na manhã deste domingo, 27, festa da Divina Misericórdia, Papa Francisco canonizou os Papas beatos João Paulo II e João XXIII. A cerimônia acontece na Praça São Pedro e conta com a presença do Papa Emérito Bento XVI.
A cerimônia teve início às 10 h (em Roma, 5 h no horário de Brasília). O rito de canonização aconteceu logo no início da Missa. O Santo Padre fez as petições, seguido do Cardeal Angelo Amato, que é o presidente da Congregação para a Causa dos Santos.
“Lemos nossa oração a Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, para que por intercessão da Virgem Maria fortaleça com sua graça o que estamos para realizar”, disse Francisco.
reliquias_papasApós a leitura da fórmula de canonização, com a qual os dois beatos se tornaram santos, foi realizada a procissão das relíquias dos dois santos. O momento foi sucedido pelo agradecimento dirigido ao Santo Padre pelo Cardeal Amato, que pediu a redação da carta apostólica referente à canonização, pedido ao qual Francisco já respondeu: “Ordenamos”.
Após a canonização, Francisco dá sequência à cerimônia com a celebração da Santa Missa.



Legados
Dentre os grandes feitos pelos dois santos padres, destaca-se o Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII (o papa Bom), que abriu os caminhos para uma Igreja mais globalizada, visto que esta grande assembleia ecumênica teve como orientação fundamental a procura de um papel mais participativo para a fé católica na sociedade, com atenção para os problemas sociais, políticos e econômicos.
João Paulo II seguiu esse caminho de abertura da Igreja, sendo aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo no norte da Europa, bem como na melhora das relações da Igreja Católica com outras religiões. O criador da Jornada Mundial da Juventude também é reconhecido pelo zelo que tinha com a evangelização dos jovens.
As canonizações acontecerão a partir das 10h horário de Roma, 17h aqui no Recife, com transmissão ao vivo no cinema do Rio Mar Shopping.
Biografias
João Paulo II – Karol Józef Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice na Polônia. Foi eleito Papa em outubro de 1978 e morreu no dia 2 de abril de 2005. Teve um dos pontificados mais longos da Igreja, 27 anos.
Sua beatificação aconteceu em 1º de maio de 2011 numa cerimônia que reuniu mais de 1 milhão de pessoas e foi presidida pelo Papa Bento XVI, em Roma.
João XXIII – Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo, Itália. Foi eleito Papa em outubro de 1958 e morreu dia 3 de junho de 1963. Foi Beatificado por João Paulo II em 3 de setembro de 2000.
Embora seu pontificado tenha durado menos de cinco anos, escreveu as Encíclicas “Pacem in terris”, sobre a paz, e “Mater et magistra”, sobre a questão social à luz da doutrina cristã. Além disso, convocou o Sínodo romano e instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário