terça-feira, 29 de abril de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 3,7b-15


Segunda Semana do Tempo Pascal

Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. Replicou Nicodemos: "Como se pode fazer isso?”. Disse Jesus: "És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.” [...]



Comentário

Nicodemos se encontra diante da proposta incomum de interrupção e de um novo começo. Não era isso a que estava acostumado em sua condição de fariseu, habituado à continuidade e à tradição repetida. Por isso, reage com ceticismo: Como pode um homem nascer sendo velho? ... Como vai poder ele mesmo fazer uma coisa dessas? A resposta de Jesus se situa em outra dimensão: esse novo nascimento é obra do Espírito.

29 de abril – Santa Catarina de Sena



Olá, irmãos!!!
Jesus ressuscitou! Sim, verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!Aleluia!Aleluia!
Que grande graça podermos vivenciar juntos esta ressurreição de Cristo. Poder contemplar a promessa da ressurreição, também, em nossas vidas. Contudo para vivermos a ressurreição temos que passar pela dor. Assim foi a vida de muitos santos e santas da Igreja, mesmo diante de humilhações, dores e perseguições nutriam no silêncio da alma a esperança de celebrar a glória, a ressurreição. Desse mesmo modo viveu uma virgem que tornou-se doutora da Igreja: Santa Catarina de Sena.
Catarina nasceu em Sena, Itália, em 1347. Aos 15 anos já adentrava na vida monástica atraída pelas obras de caridade e no ímpeto de fugir do matrimônio. Morreu em 1380, na solidão.
Ao descrever a história de Santa Catarina percebemos que o extraordinário em sua vida, em relação as experiências com Deus, iniciaram a partir do momento que ela decidiu-se verdadeiramente, e de maneira ousada, por Cristo. Catarina empenhou-se em um projeto de reformar a Igreja, denunciar o luxo e a corrupção, imprimir uma manifestação fervorosa de amor a Deus, reconciliar cristãos divididos e dispersos. Esse projeto tomou uma proporção grandiosa, porque Catarina não se ateve apenas no local em que morava, mas peregrinou em várias regiões para incendiar o coração de vários irmãos com o amor a Jesus.
Irmãos, todos nós desde o nosso batismo somos chamados a participar desse projeto reformador, a anunciar o evangelho a toda a criatura, a gritar para todo o mundo ouvir a manifestação do amor do Pai em nossas vidas. Eu, agora, pergunto: Você tem anunciado a Cristo? Na sua família? No seu trabalho? Na suas férias? Tem agradecido a Deus pelas graças recebidas? Ou tem dito e feito como muitos, a oração de quem fica no meio do muro, ou mesmo a oração do murmúrio: “Não sei por onde começo a anunciar! Não sei onde Deus quer que eu comece a falar sobre o seu amor! Estou esperando um sinal de Deus! Deus não me ama! Deus não escuta as minhas orações.”
Desculpem irmãos, mas se você tem estabelecido uma relação com Deus desta maneira, provavelmente, Ele não irá te atender. Deus não gosta de nos ver triste, pra baixo, por isso Ele nós ensina a oração do louvor. O louvor deve ser utilizado, principalmente, quando não sentimos vontade, quando estamos cheios de problemas e dificuldades. A vida de Cristo nos revela que a vida do cristão deve ser um eterno aceitar da vontade de Deus em nossas vidas, ou seja, um grande louvor, mesmo diante das situações em que não entendemos como elas surgiram ou se achegaram a nós. E, é por meio do louvor, que vamos renovando as nossas esperanças, aumentando a nossa confiança de que dias melhores virão.
Também na oração do louvor, Deus nos conduz a aproximar de pessoas que nos auxiliarão a fortalecer a nossa fé; e que irão revelar-nos que, por mais que a tristeza invada o nosso coração, devemos buscar com mais intensidade imprimir em nós a confiança de que o próprio Jesus agirá em nossas vidas.
Começando a viver hoje esta certeza de amor de Deus em minha vida e na sua vida. Comece a louvar, não importa a sua condição, o jeito que você está hoje. Vamos sair da nossa zona de conforto, vamos anunciar o evangelho. Não tenhamos medo, ainda que o mundo queira nos fazer chorar; vamos colocar um sorriso no rosto e agradeçamos a Deus. Deixamo-nos que Ele possa invadir a nossa alma da mesma maneira que Ele fazia com Santa Catarina.
Tão grandiosa era a ousadia e a decisão de Catarina por Cristo, que Ele a retribuiu com inúmeras manifestações de amor. Cristo invadia e incendiava a alma de Catarina com um amor jamais sentido nesta terra. Incontáveis foram os êxtases de amor com o Pai do Céu, especialmente, quando a mesma encontrava-se em adoração a Jesus Eucarístico. Busque, urgentemente, ao Senhor enquanto Ele se deixa ser encontrado. Vamos viver êxtases de amor com Cristo.
O desafio para nós neste final de semana é o de anunciar o evangelho onde quer que estejamos e, de fazer ao menos uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. Coloque em intenção a sua missão evangelizadora, o seu papel de anunciar a palavra de Deus e, que Deus conceda-lhe a graça de ser uma alma adoradora.
Contemos com a intercessão de Santa Catarina de Sena.
Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário