sexta-feira, 9 de maio de 2014

Evangelho de hoje: Jo 6,52-59
Sexta-feira na 3ª Semana do Tempo Pascal

A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?”. Então, Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. [...] Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum”.


                                                                  Comentário

A sinagoga de Cafarnaum é o cenário desta notícia assombrosa: a transbordante vida de Deus se faz alimento e bebida. Acolher esse dom é a condição para começar a viver. Trata-se de uma vida que não se esgota aqui e que está a salvo da ameaça da morte definitiva ou do sem sentido de uma existência fugaz e vazia. Comer desse pão e beber desse cálice significa fazer uma aliança com Jesus, tratando de "coincidir” com ele, com seus critérios, suas opções e suas preferências. Significa deixar que seu caminho se vá tornando o nosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário