sexta-feira, 16 de maio de 2014

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 14,1-6



Sexta-feira na 4ª Semana do Tempo Pascal

"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.



Comentário

Quando Jesus falava de si mesmo como do verdadeiro pastor, dizia também que era "a porta”, pela qual as ovelhas podem entrar e sair e encontrar pastos e hoje lemos que na casa de seu Pai há muitos lugares. São imagens de abrangência e elevação que nos libertam de mesquinharias e egoísmos e nos convidam a pensar nas coisas de Deus como um horizonte aberto e largo, onde todos temos lugar. E para chegar até ele, temos Jesus como caminho, verdade e vida. 

São Simão Stock

Memória a 16 de Maio

São Simão Stock é uma das personagens centrais da história da Ordem do Carmo, por dois títulos, sobretudo: a ele deve-se a mudança estrutural da Ordem, que abandona o eremitismo originário e começa a formar parte das ordens mendicantes ou apostólicas. A tradição nos legou que são Simão recebera das mãos de Maria o Santo Escapulário do Carmo, tão difundido desde o século XVI entre o povo cristão.

Teria nascido em Aylesford, Kent, Inglaterra, em 1165. A primeira notícia de São Simão Stock nos vem  do dominicano Gerardo de Frascheto, contemporâneo do Santo (+1271). Não está claro se o "irmão Simão, Prior da mesma Ordem (Carmelitana), homem religioso e veraz, seja São Simão Stock.

A segunda referência em ordem cronológica é um antigo Catálogo de Santos da Ordem do qual se conservam três redações do século XIV. A mais breve, e por isto mesmo, mais antiga, diz dele:

"O nono foi São Simão da Inglaterra, sexto Geral da Ordem, o qual suplicava todos os dias à gloriosíssima Mãe de Deus que dera mostra de sua proteção à Ordem dos Carmelitas, que gozavam do singular título da Virgem, dizendo com todo o fervor de sua alma estas palavras: 'Flor do Carmelo'...", que veremos no item seguinte: sua espiritualidade.

Outra redação mais extensa deste Santoral acrescenta   novos e interessantes dados sobre ele; seu sobrenome "Stock" que parece dever-se a que ele vivia no tronco de uma árvore. Seu ingresso entre os carmelitas recém-chegados à Inglaterra procedentes do Monte Carmelo; sua eleição como prior Geral e a aprovação da Ordem pelo Papa Inocêncio IV. Seu dom celestial, realizar retumbantes milagres. Foi autor de várias composições, entre elas o Flos Carmeli e a Ave Stela  Matutina.

Parece que enquanto visitava a Província de Vascônia, morreu em Bordeaux, França,  no dia 16.05.1265, com quase cem anos.

Atribui-se-lhe culto desde 1435.

Sua festa é celebrada no dia 16 de maio.

Sua espiritualidade

Já a apontamos no item precedente sobre sua vida.

A personalidade desse grande Superior Geral, "o Santo Escapulário", como o chamou o papa João Paulo II, no dia 24-9-1983 - deixa-se ver em várias que apenas enunciamos aqui:

a) A ele deve-se por direito a Aparição e Promessa do Santo Escapulário do Carmo, com os enormes benefícios que proporcionaram a toda a humanidade através deste Sacramental Mariano durante estes mais de sete séculos que conta sua vida. Diz o Santoral que citamos: Rezava asssim São Simão Stock diariamente, pedindo por sua Ordem:

"Flor do Carmelo
 Vinha florida, esplendor do céu;
 Virgem fecunda e singular;
 ó doce Mãe,
 de varão não conhecida;
 aos carmelitas
 proteja seu nome,
 estrela do mar.

Apareceu-lhe a Virgem, cercada de anjos, segundo a tradição, no dia 16 de julho de 1251 - e mostrou-lhe o Santo Escapulário da Ordem, dizendo-lhe: "Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer com ele não padecerá com o fogo eterno, quer dizer, quem com ele morrer, se salvará".

Amou tanto Maria, que é conhecido com o título "o Amado de Maria".

b) Outra característica de sua espiritualidade seria seu profundo amor pela Ordem do Carmo, pela qual orou, lutou e trabalhou com denodo admirável durante toda a vida. A ele deve-se a transformação da Ordem de eremita em cenobita e mendicante. A ele devem-se, também  modificação e aprovação da Regra Albertina e  a expansão do Carmelo na Europa.

Sua mensagem

  • que amemos e soframos por nossa Ordem.
  • que intercedamos a Maria em todas nossas necessidades.
  • que mereçamos  ser chamados os "amados"  de Maria
  • que pratiquemos as virtudes que simboliza o ESCAPULÁRIO.

Sua oração


Senhor, nosso Deus, que chamaste São Simão Stock a servir-te na família dos Irmão da  Santa Virgem  do Carmelo, concede-nos, por sua intercessão, viver como ele, entregues sempre a teu serviço e cooperar com a salvação dos homens. Amém.

Los Santos Carmelitas,  P. Rafael María López-Melús
Tradução: Margarida Moura

Neste dia de Maio, recordando o amor que S. Simão Stock tinha a Nossa Senhora do Carmo, recordemos a oração que rezava este nosso Santo quando lhe apareceu a Mãe do Céu, da Terra e do Carmo, dando-lhe o Escapulário: 

Flor do Carmelo 
videira florescente 
esplendor do céu. 
Virgem fecunda, 
e singular 
Mãe afável 
Mãe sempre Virgem! 
Aos Carmelitas 
sede propicia. 
Ó Estrela do mar! 

 




18:15hs: TERÇO NA MATRIZ
19:00 hs: MISSA EM HONRA À NSRA DO CARMO NA MATRIZ

OBS: TODOS COM A CAMISETA DO TERÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário