quinta-feira, 22 de maio de 2014



22 de Maio - Dia de Santa Rita de Cássia


Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381.

Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.

Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas.

Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento, viveu ali por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.



    Meditando o Evangelho de hoje  Jo 15,9-11


Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.



Comentário

"Permanecer em Jesus” é uma situação que lembra seguimento, companhia, proximidade, intimidade. Como a mãe permanece junto ao leito de seu filho enfermo, como um amigo não abandona seu amigo em dificuldade. Extraída da experiência humana, o chamado a permanecer expressa a possibilidade de viver a relação com o Senhor, do mesmo modo que ele permanece unido a seu Pai em semelhança e afinidade total com ele, convidando-nos a entrar nesse mistério de amor filial que ultrapassa todas as nossas expectativas.





AVISO: O TERÇO NO PRÓXIMO SÁBADO SERÁ ÀS 18:30 HS NA IGREJA MATRIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário