terça-feira, 13 de maio de 2014

Nossa Senhora de Fatima
 

Dia de Nossa Senhora de Fátima, mãe generosa e acolhedora que, num longínquo 1917, apareceu pela primeira vez a três pequenos pastores. Ainda que você não acredite em milagres, creia: Fátima é poderosa. 

Desde 1917, peregrinos de todos os cantos do mundo visitam, em Portugal, a Cova de Iria, local de suas seis aparições. Atualmente, cerca de quatro milhões de pessoas por ano colocam os pés naquele solo sagrado, onde há 84 anos se dava uma das mais belas manifestações do divino: diante de 70 mil pessoas, o Sol pareceu dançar no firmamento. Aqui você confere histórias impressionantes e sente a força da mensagem de Fátima.

As aparições e o grande milagre 


No dia 13 de maio de 1917, três crianças cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Os pastorinhos chamavam-se Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos de 9 e 7 anos.

Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como sempre faziam, foram surpreendidos por uma luz muito brilhante e forte.

Em cima de uma azinheira (uma espécie de carvalho), viram uma senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol. "Ela emanava uma luz mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente", relata Lúcia, ainda viva e, aos 94 anos, morando num convento em Coimbra, capaz de se emocionar até hoje com a lembrança.

Ela não esquece: a Senhora disse às crianças que era necessário rezar muito e convidou-as a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, sempre no dia 13 e àquela mesma hora. Lúcia, que era a mais velha, recomendou aos outros dois que não contassem nada a ninguém. Mas Jacinta não soube guardar o segredo. E no dia 13 de junho, data da segunda aparição, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro. Dessa vez, Lucia quase não compareceu. Vítima de maus tratos em casa, seus pais a tomavam por mentirosa e não acreditavam naquela história de aparição. Com medo, ela relutava em ir, mas foi convencida por uma prima. Durante muito tempo lhe pesou a acusação de mentirosa e de querer se promover às custas de Nossa Senhora de Fátima. Sua família, por sua vez, sempre guardou silêncio total em relação ao assunto.

Mas na terceira aparição, em 13 de julho, Nossa Senhora parece ter se sensibilizado com a injustiça contra Lúcia: prometeu um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças. No mês seguinte, entretanto, os três pequenos videntes não puderam ir ao encontro na Cova da Iria porque estavam presos. Foram pressionados a contar o que conversavam com Nossa Senhora. As crianças resistiram e, no dia 19, Nossa Senhora provou, mais uma vez, seu poder. Apareceu para as crianças em Valinhos, ali por perto, na mesma região portuguesa, e continuou a fazer revelações. Uma quinta aparição aconteceu em setembro.

O milagre

Na Cova da Iria, testemunhas
no instante do milagre,
em 13 de Outubro, de 1917:
o Sol dançando no céu.
O grande milagre, porém, ocorreu em 13 de outubro, data da sexta e última aparição. Setenta mil pessoas lotavam o lugar e foram testemunhas do feito extraordinário prometido. Chovia. De repente, do meio das nuvens negras e carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma dança no firmamento. Como uma imensa bola de fogo parecia querer precipitar-se sobre a terra.

José Maria Proença de Almeida Garret estava lá. Ele lembra do espanto daquele dia: "O disco de fogo tinha a vertigem do movimento numa dança alucinada e girava sobre si mesmo numa velocidade arrebatada." 


Depoimentos

"Jamais houve uma manifestação sobrenatural de Nossa Senhora de conteúdo espiritual tão rico como a de Fátima. Nem aparição alguma reconhecida nos transmitiu mensagem tão clara, tão materna e tão profunda"

Cardeal Arcádio Larraona.

"A Mensagem de Fátima é o maior favor que Deus quis dar à humanidade atribulada do século XX"
Luigi Bianchi, autor italiano

"Fátima é a maior manifestação do sobrenatural à humanidade. A Mensagem de Fátima é a grande mensagem do céu aos homens"
D. Francisco Rendeiro, ex-Bispo do Algarve e de Coimbra.

O segredo de Fátima 

Ao lado de João Paulo 2o, a irmã Lúcia,
que na infância viu Fátima. A foto é de 1991.
Vale esclarecer: somente os três pastorinhos tiveram contato com Fátima em suas aparições. E com a morte prematura de seus primos Jacinta e Francisco, ficou somente com Lúcia o tão famoso Segredo de Fátima. As duas primeiras partes do segredo são conhecidas desde 1941 e constam de documentos oficiais da Igreja Católica.

A primeira parte. Nossa Senhora fala dos castigos impostos por Deus pelos nossos pecados. Nesta vida, aqui na terra, haveria uma guerra horrível precedida por uma luz desconhecida no meio da noite, haveria fome, perseguição religiosa, erros espalhados no mundo pela Rússia e várias nações aniquiladas. A nós, pecadores, na outra vida, estariam reservados suplícios do inferno, dos quais os pastorinhos tiveram pavorosa visão.

A segunda parte do segredo revela os meios para evitar esses castigos: a devoção ao Imaculado Coração de Maria através da prática reparadora de rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão.

A última parte foi revelada em 2001. Fátima falou de um papa que sofreria um atentado. Os fatos parecem confirmar o mistério: em 1981, João Paulo II, foi baleado justamente num outro dia 13 de maio, dia da primeira aparição de Fátima.

Nossa Senhora de Fátima ensinou aos videntes (e, por seu intermédio, a todos nós), que todas as ações devem estar assentadas num profundo e incondicional amor a Deus. Se não for assim, não haverá redenção para nossas almas.

Conselhos de Mãe

Frei Ives, Vigário Geral da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo, SP, faz uma reflexão sobre a importância da mensagem de Fátima. Compartilhe esses momentos de sabedoria.

"O grande papel de Nossa Senhora de Fátima não é contar segredos e sim lembrar que Deus existe, nos ama, pode nos salvar e deve ser amado", ressalta Frei Ives.

"Sua mensagem é dirigida ao mundo moderno, um mundo devastado pela guerra e pela fome. Está escrito no Velho Testamento: os homens devem largar as lanças e voltar para os arados. Cultivar a terra, voltar para casa. O problema da fome no mundo é muito mais uma questão de solidariedade, fraternidade e partilha do que de produção. Fátima tratou de problemas complexos com crianças analfabetas, isso é admirável. Não se deve buscar sensacionalismo em suas mensagens.

Seus conselhos são os de toda mãe: estudem, ganhem conhecimento, ganhem dinheiro, progridam, tenham sucesso, mas não esqueçam de Deus, não deixem o mundo materialista fazer com que esqueçam de Deus. Se não, tudo isso perde o sentido. Sejam solidários e fraternos sempre.

Nossa Senhora de Fátima é a Mãe que vem lembrar isso. As pessoas rezam por ela e são atendidas. Ela nos acolhe como a Mãe que coloca o filho em seus braços. Não há nada mais grandioso do que isso. Não é por causa dos milagres que nós acreditamos, mas é claro que eles reforçam nossa fé", afirma categórico o frei Ives.

Oração à Nossa Senhora de Fátima

Virgem Santíssima,
transbordante da mais pura alegria 
pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado,
fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação,
a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel,
amor terno a Jesus recém-nascido no presépio, 
a humilde obediência com a qual vos apresentastes
no templo de Jerusalém,
possamos merecer também, como vós,
pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna.
Assim seja.

Histórias de cura
"Sofri uma cirurgia no cérebro em agosto de 1999. Tinha um tumor do tamanho de um ovo de galinha e estava desenganada pelos médicos. Após a cirurgia tive uma série de complicações, como água no pulmão, trombose na jugular e nas pernas. Rezei com muita fé à Nossa Senhora e ela me salvou. Hoje estou aqui conversando com você, totalmente curada. Fátima me deu a vida de volta."
Terezinha do Menino Jesus Oliveira Silva, 66.

"Meu irmão tinha leucemia e, no ano passado, fez um transplante de medula. Eu fui a doadora. Nós pedíamos muito, inclusive ele veio aqui para receber a unção dos enfermos e pediu muito para Nossa Senhora de Fátima. Hoje ele está curado."
Mirte Barbosa, 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário